Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Encontrados corpos dos três pescadores desaparecidos em Fortim

O primeiro foi encontrado ainda na última quinta-feira, após o naufrágio. Nesta sexta-feira, foram localizados os outros dois pescadores, também sem vida
21:48 | Out. 23, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 14:58

 

Foram encontrados os corpos dos três pescadores desaparecidos após naugrágio de barco em Fortim. O corpo de José Milton Moreira da Silva, 61 anos, foi o primeiro a ser localizado, ainda na última quinta-feira, 24. Os dois últimos corpos foram localizados nesta sexta-feira, 25. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Francisco Ivan Barros do Nascimento, 45 anos, foi encontrado pela manhã e Julio da Silva Freitas, de 26 anos, foi localizado, no início da tarde desta sexta, às 13h. Todos foram encaminahados ao Instituto Médico Legal (IML), em Fortaleza.

 

De acordo com Capitania dos Portos em Aracati, foi instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo inicial de conclusão é de 90 dias, para apurar o ocorrido. Após a sua conclusão, o IAFN será enviado ao Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro. 


Atualizada às 18h20 de quinta-feira

Foi encontrado na tarde desta quinta-feira, 24, o corpo de um dos três pescadores desaparecidos, após naufrágio de um barco em Fortim, Litoral Leste do Ceará, a 132 km de Fortaleza.

O barco, que voltava da pesca de lagostas, virou antes de entrar na barra do Rio Jaguaribe e foi arrastado até depois da costa da Prainha do Canto Verde. A embarcação era tripulada por seis pessoas. Outros três pescadores foram resgatados com vida e mais dois continuam desaparecidos.

Identificado como José Milton Moreira da Silva, 61 anos, o corpo do pescador foi localizado no mesmo local em que o barco tombou, segundo informação de capitão-tenente José Antônio Câmara Pereira, agente da Capitania dos Portos em Aracati. O navio patrulha Grajaú, da Marinha do Brasil, continua realizando as buscas.

Às 12h25 de quinta-feira

Segundo informações da presidente da Colônia de Pescadores de Fortim, Luzirene Gomes Ribeiro, o acidente ocorreu por volta das 19h, quando o forte vento teria provocado grandes ondas, atingindo o barco, que virou rapidamente.

Dos três pescadores resgatados com vida, nenhum sofreu ferimentos graves e o estado de saúde deles é estável.

Durante toda quarta-feira, mergulhadores e agentes da Marinha realizaram buscas no local. Barcos de pescadores locais também ajudam na busca pelos desaparecidos.

Erramos: Diferente da versão anterior desta matéria, a Capitania dos Portos informa que não foi constatada a morte de nenhum pescador. O correto é que três continuam desaparecidos.

 

Confira na íntegra a nota oficial sobre o caso, divulgada pela Capitania dos Portos do Ceará.

A Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) informa que, às 8h10 do dia 23 de outubro, recebeu comunicado do desaparecimento do Barco de Pesca COMPESCAL V, com seis (6) tripulantes a bordo, ocorrido na noite da terça-feira (22/OUT), por volta das dezenove horas, aproximadamente a sete milhas náuticas (14 km) do Pontal do Maceió, praia de Fortim-CE.

Logo que foi comunicada, a AgAracati acionou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (SALVAMAR NORDESTE), com sede em Natal/RN, no Comando do 3º Distrito Naval, e participou o ocorrido às Colônias de Pesca da área de sua jurisdição, a fim de disseminar à comunidade pesqueira e marítima o ocorrido, solicitando que qualquer informação fosse imediatamente repassada para à Agência e, em coordenação com a empresa proprietária da embarcação sinistrada e com o Corpo de Bombeiros local, foram iniciadas as buscas, utilizando embarcações locais, a motor.

Imediatamente, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (SALVAMAR NORDESTE), acionou o Navio-Patrulha Grajaú (NPa Grajaú), que se deslocou para o local, dando início a uma operação SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento), visando à localização da embarcação e de seus tripulantes.

Três (3) dos tripulantes desaparecidos foram resgatados com vida, pela Jangada “Ana Carla”, às sete horas do dia 23/OUT. Os tripulantes resgatados foram atendidos no Hospital Municipal Dr. Waldemar Alcântara, de Fortim-CE, e liberados em seguida. As buscas continuam pelos três desaparecidos.

O NPa Grajaú, com mergulhadores, está na área procurando pelos desaparecidos, assim como, por terra, a AgAracati está acompanhando e coordenando as buscas. Uma aeronave, acionada pelo Corpo de Bombeiros local, deverá atuar hoje, 24/OUT, em apoio às diversas ações em andamento por mar e terra.

Será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo inicial de conclusão é de noventa dias, para apurar o ocorrido. Após a sua conclusão, o IAFN será enviado ao Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro.

 Redação O POVO Online com informações da repórter Lusiana Freire

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar