Eusébio orienta sobre transtornos mentais em crianças por causa da pandemia

Cartilha "Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos, na Pandemia e Pós Pandemia" tem o objetivo de minimizar os efeitos dos transtornos mentais em crianças por conta da pandemia da Covid-19

A Prefeitura do Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou a cartilha “Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos, na Pandemia e Pós Pandemia”, com o objetivo minimizar os efeitos dos transtornos mentais em crianças devido a pandemia da Covid-19. O lançamento aconteceu em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Município.

A cartilha tem como autoras a terapeuta ocupacional Luzziane Feijó e a psicóloga Kaliny Oliveira. Elas explicaram durante o lançamento, que aconteceu no Centros de Assistência Psicossocial (Caps) Geral do Eusébio, que a ideia do material surgiu a partir de uma observação feita em relação ao aumento dos agravos na saúde mental das crianças devido a pandemia e ao isolamento social.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do material, as autoras também destacaram que será iniciado um ciclo de oficinas de capacitação com profissionais que atuam diretamente com o público infantil, com o objetivo de auxiliá-los no modo de utilizar a ferramenta com as crianças. A coordenadora do Caps Geral do Eusébio, Imaculada Mendonça, explicou que o lançamento também marca o início de atividades mais voltadas para a comunidade.

Houve um aumento no número de atendimentos prestado pelo Caps a crianças do Eusébio com transtornos ocasionados pela pandemia desde 2020, segundo a coordenadora. Ela também informou que o equipamento trabalha de forma intersetorializada com as demais secretarias em função da melhoria da saúde da população do município.

Ainda, o prefeito do município, Acilon Gonçalves, que também esteve presente no lançamento, reforçou a importância das parcerias entre os órgãos municipais com o Caps, citando o exemplo do Centro de Reabilitação e o futuro Centro Social da Primeira Infância, que tem data prevista para ser inaugurado no dia 23 de junho deste ano.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eusébio cartilha saúde mental infantil saúde mental infantil pandemia minimizar efeitos transtornos mentais saúde mental infantil eusébio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar