Participamos do

Golfinhos encalham em praia próxima a Jericoacoara

Os animais estão encalhados desde a noite dessa terça-feira, 2
11:34 | Jan. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Quatro golfinhos machos adultos estão encalhados na localidade de Preá, vila do município de Cruz, próximo a Jericoacora, a 258,5 km de Fortaleza. O Parque Nacional do município recebeu o chamado do encalhe na noite desta terça-feira, 2 e deslocou uma equipe que cuidou dos animais junto com moradores do entorno até a manhã desta quarta-feira.

Jerônimo Martins, chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, diz que a informação chegou até ele às 21h30min de ontem. "Recebemos o chamado e fomos até o local do encalhe com uma equipe e tivemos ajuda da população até as 5h40min da manhã. Os animais estavam bem debilitados", afirmou.

Desde a manhã de hoje, equipe da ONG cearense Aquasis, especializada em combater extinção de animais, chegou à localidade e constatou que os golfinhos, da espécie cabeça-de-melão, pareciam doentes. "Aproveitamos a luz do dia para colher sangue deles e levar ao laboratório para fazer testes e descobrir o que pode ter causado o encalhe", declarou a presidente da Aquasis, Cristine Negrão. Um veterinário, dois biólogos e voluntários estão dando assistência aos animais.

Os golfinhos foram movidos para um riacho próximo à praia devido à forte correnteza do mar. Eles estão recebendo medicamentos para parasistas e antibióticos. Cristine pontuou que a ajuda da população local foi essencial para manter os mamíferos vivos. Ainda não há previsão de devolução ao mar.

 

[VIDEO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente