PUBLICIDADE
Notícias

No Crato, Grupo cria "Partido" das Questões Pertinentes, o "PQP"

Apesar de ter denominação partidária, o PQP prega o voto nulo nas eleições deste ano e não-obrigatório em outras ocasiões. No Crato, há quatro candidatos a prefeito

01:30 | 06/08/2012
Diz um ditado popular que algumas coisas acontecem “só no Crato mesmo”. Isso se refere ao fato de que determinados acontecimentos só podem se dar na famosa e histórica terra da atuação de Bárbara de Alencar.

 

Na política, isso também ocorre. Para confirmar essa máxima, eis que surge o “Partido” das Questões Pertinentes (PQP). Na realidade, uma espécie de agremiação informal organizada com o objetivo de questionar a ordem moral e política vigente. A criação se deu a partir do encontro de três pessoas, o artista Ulisses Germano, a professora Ezelita de Menezes e Beethoven Duarte.


Os formuladores do PQP explicam que a ideia é “nos manifestarmos acerca de questões pertinentes ou mesmo o direito constitucional das discussões de todas as temáticas que nos perturbam na nossa casa, o planeta Terra”, diz a professora Ezelita de Menezes, vice-presidente do “partido”.


Segundo Ezelita, o PQP “não é partido nem movimento”, mas um espaço para discussão dos problemas que envolvem as pessoas e que muita gente parece não achar necessário discutir.


“Nós, seres humanos, questionamos muito e, efetivamente, muita coisa fica no campo dos papéis. Daí, estamos vendo o nosso planeta destruído por nós mesmos, agonizando na bandidagem, na vaidade, na preguiça, na roubalheira, na devastação de sua própria Mãe Terra e precisamos questioná-las veementemente em todos os canais de comunicação que a sociedade moderna nos privilegia”, afirmou ela.


Já o artista e poeta Ulisses Germano declara que as questões pertinentes são os temas que no cotidiano atual vem prejudicando a sociedade. “É preciso discutir tudo, inclusive a política”, afirma.


Ulisses defende o voto nulo nas eleições de 2012. “Acredito que o que está aí não nos representa”, afirma. Outro intuito do “partido” é a defesa do voto não-obrigatório. Ulisses acrescenta que o partido pode funcionar em qualquer lugar. do Ceará, com possíveis sub-sedes.

 

Eleição

Enquanto nos demais municípios do chamado Crajubar (Juazeiro do Norte-Barbalha), a tônica das eleições municipais deste ano é a polarização entre dois principais blocos políticos, no Crato são quatro candidaturas, sendo três de oposição. “Só no Crato mesmo”, brincam os membros do PQP.

 

Onde


ENTENDA A NOTÍCIA


O Crato é um dos integrantes da Região Metropolitana do Cariri e localiza-se a 504 quilômetros de Fortaleza. Um dos municípios cearenses mais importantes, tem o 5º maior IDH do Estado e cerca de 116 mil habitantes.

TAGS