Participamos do

Chuvas intensas são previstas até quarta-feira, 28, no Ceará; confira locais afetados

O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul tem perigo potencial previsto para Centrossul Cearense entre os dias 25 e 27 de novembro
20:01 | Nov. 26, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O serviço de alerta da Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas na região jaguaribana e no Cariri, no Sul do Estado do Ceará. O alerta aponta que as situações de risco ocorrerão nesta segunda-feira, 26, e terça-feira, 27. Funceme e Inmet também reforçaram as previsões.
[FOTO1]
O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), uma extensão do portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem perigo potencial previsto para Centro-sul cearense entre os dias 25 e 27 de novembro. Segundo o site, o risco potencial é de "chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco".

As cidades cearenses indicadas no aviso são Aiuaba, Altaneira, Antonina Do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro Do Norte, Jucás, Lavras Da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Parambu, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana Do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre e Abaiara.

O aviso de "acumulado de chuva" do Alert-AS tem início às 19 horas do domingo, 25, e termina às 0h29min do dia 27, terça-feira. O aviso instrui a evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomadas e, em caso de necessidade de obter mais informações, que seja contatada a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

De acordo com a Funceme, a previsão do tempo para, pelo menos, os próximos dois dias é de chuvas no Ceará. Para esta terça-feira, 27, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê nebulosidade variável com eventos de precipitações na região Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas. 

Já na quarta-feira, 28, o órgão indica nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. 

Em caso de situação de risco provocada pela chuva, a orientação é para ligar para 193, contato do Corpo de Bombeiros. 

No último fim de semana, a Funceme registrou chuvas intensas, sendo a maior delas no Cedro, com 150 milímetros, e 117 mm em Lavras da Mangabeira, ambas ocorridas entre última sexta-feira, 23, e o sábado, 24.

As chuvas registradas neste fim de semana e também no início desta segunda-feira, 26, deram-se devido à nebulosidade associada à atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente