Caucaia contará com uma Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais

Dezesseis servidores municipais se inscreveram de maneira voluntária para as sete vagas do futuro efetivo. Destes, 12 foram aprovados, sendo sete titulares e cinco suplentes

Com o maior volume de cobertura vegetal de toda a Região Metropolitana de Fortaleza, abrigando o Parque Botânico Estadual e uma unidade de conservação municipal permanente, Caucaia irá instituir a primeira Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais do município. Ação será realizada por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC).

“A parceria do IMAC com os demais órgãos de meio ambiente é uma meta na instituição. A formação da brigada é um primeiro passo que será seguido da elaboração de um diagnóstico e do plano de ação municipal para a prevenção e combate ao fogo. Hoje também contamos com sistemas de monitoramento modernos para combater o desmatamento ilegal e fiscalização do uso do fogo em áreas vegetadas” destaca em nota Leandro Alves, presidente do IMAC.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a Prefeitura de Caucaia, o projeto surgiu da necessidade de preservar o importante ativo ecológico da cidade. A primeira etapa da seleção de voluntários aconteceu no final do mês de julho. Dezesseis servidores municipais se inscreveram de maneira voluntária para as sete vagas do futuro efetivo. Destes, 12 foram aprovados, sendo sete titulares e cinco suplentes.

Stella Ponciano, policial municipal do Grupamento de Prevenção e Proteção Ambiental (GPPAM), foi aprovada em segundo lugar no processo seletivo. De acordo com ela, integrar a nova Brigada de Incêndio é uma oportunidade para se aperfeiçoar como profissional.

“A gente já trabalha com preservação e proteção ambiental no GPPAM. Com a Brigada, vi uma oportunidade de me aperfeiçoar ainda mais nessa área. A gente vai ter muito conhecimento sobre incêndio florestal, informações muito úteis que todos precisamos ter essa consciência”, disse em nota.

Segundo a Prefeitura, os sete brigadistas pré-aprovados realizarão um Curso Teórico-Prático de Formação Brigada, que será realizado em Quixeramobim, na segunda quinzena de agosto. Serão 40 horas de atividades, totalizando uma semana dedicada ao Curso, entre aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe do Prevfogo/CE, do IBAMA.

“Os brigadistas serão preparados nos aspectos fundamentais da prevenção e do combate a focos de incêndio, comportamento do fogo, uso e manutenção de equipamentos e ferramentas e normas de segurança - reforçados com os exercícios práticos correspondentes”, completou Leandro em nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

caucaia briga voluntaria contra incendio meio ambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar