Incêndios são registrados em Caucaia na manhã deste domingo

Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no Parque Leblon e Garrote para controlar o fogo

Dois incêndios em áreas de vegetação foram registrados na manhã deste domingo, 22, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Um deles aconteceu no Parque Leblon, próximo à praia de Iparana. O outro foi registrado no Garrote.

De acordo com o tenente Dutra, do Corpo de Bombeiros, esse período do ano é propício para focos de incêndio. “Estamos vivendo um fenômeno conhecido como ’30, 30, 30’, quando temos temperatura acima de 30 graus, ventos acima de 30 km por hora e umidade do ar abaixo de 30%, o que acaba facilitando o alastramento de focos de incêndio,” explica. Até o fechamento da matéria, quatro guarnições do Corpo de Bombeiros, sendo duas de Fortaleza e duas de Caucaia, atuavam nos locais para debelar os incêndios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Dutra, a situação do incêndio no Parque Leblon será solucionada rapidamente. “Já no caso do incêndio registrado no Garrote, a situação se complica, porque o fogo está em uma área de vegetação extensa, de difícil acesso, e as equipes estão tendo dificuldade para chegar no local,” avaliou. No Ceará são registrados cerca de 6 mil incêndios por ano e a maioria está relacionada a ação humana. “Muitas pessoas acabam ateando fogo no lixo, o que é crime, e muitas vezes esses pequenos focos de incêndio podem se alastrar causando muitos danos, como perda de vidas e materiais,” enfatiza.

Para evitar que pequenos focos de fogo se transformem em grandes incêndios, a recomendação é debelar o fogo o quanto antes, além de evitar que o fogo atinja objetos que podem dar maior combustão como sacos de lixo. “Muita gente joga um cigarro no mato sem apaga-lo devidamente. Esse fogo pode ir queimando o mato de forma rasteira e ganhar força se encontrar no caminho algo que o alimente. Por isso, se as pessoas, ao notarem focos de incêndio, puderem isolar o fogo ou até mesmo apagá-lo, estará nos ajudando bastante,” finaliza o profissional.

Outra recomendação para evitar a criação de incêndios é apagar o fogo corretamente quando forem realizados acampamentos ou excursões no mato. Para os motoristas, é recomendado que dirijam com menor velocidade quando tiver fumaça na estrada, porque a visibilidade diminui bastante. Além disso, é aconselhável fechar os vidros do veículo e ligar a ventilação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio segurança caucaia ceará incêndios em caucaia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar