Participamos do

Tartaruga de espécie em risco de extinção é resgatada no litoral do Ceará

As causas do encalhe da espécie serão levantadas após diagnóstico do animal, na base de reabilitação do RN. Colaboradores monitoraram o animal até a chegada do resgate
16:23 | Jun. 08, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Uma tartaruga cabeçuda, espécie ameaçada de extinção no Brasil, foi encontrada encalhada na praia de Águas Belas, na tarde dessa quarta-feira, 7, em Cascavel. O animal aparentava sinais de debilidade e ficou sendo monitorado até o resgate por equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), na manhã desta quinta-feira, 8.

A tartaruga foi encontrada por pescadoras, que comunicaram o caso à ONG Aquasis, responsável por acionar a equipe do Projeto Cetáceos. O animal foi levado ao Centro de Reabilitação do PCCB no Rio Grande do Norte, durante a manhã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Vamos fazer a avaliação clínica para ver a possibilidade de reinseri-la (no ambiente). Na base, a equipe médica vai realizar todo o tratamento", explica a gerente técnico-operacional do Projeto, Aline Bonfim.

A orientação aos populares, em caso de encalhe de tartarugas, é manter o animal em lugar de sombra, com tranquilidade. "De preferência, com um lençol umedecido na carapaça do animal para evitar ressecamento", afirma Aline.

As causas do encalhe da espécie serão levantadas após diagnóstico do animal. A cabeçuda ou mestiça, como é chamada a espécie Caretta caretta, é a que mais desova no Brasil. As áreas prioritárias para essa desova ficam localizadas no Espírito Santo, Bahia, Sergipe e litoral norte do Rio de Janeiro, de acordo com o Projeto Tamar

O PCCB mantém parceria com a ONG Aquasis, que faz o resgate de peixes-boi, baleias, botos e golfinhos no Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente