Participamos do

Ceará registra dia com menos chuvas deste ano

Após bater o recorde de janeiro mais chuvoso em três anos, precipitações devem continuar reduzidas por pelo menos mais dois dias
14:06 | Jan. 22, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Apenas quatro municípios do Ceará registraram chuvas nas últimas 24 horas, segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apenas no último dia 2 o Estado havia tido a marca de quatro cidades com precipitações. Ainda assim, nesta terça-feira, 22, a quantidade de chuva foi a menor alcançada em 2019 até esta terça-feira, 22.

O maior índice alcançado foi de somente 9.4 milímetros (mm), no município de Caridade, na região do Sertão Central e Inhamuns. O nível de precipitação é reduzido em relação ao fim de semana, quando foi registrado chuva em 110 municípios. Fortaleza atingiu seu maior índice do ano, de 105 mm.

Também foi registrada chuva na Região Metropolitana de Fortaleza, nos municípios de Maranguape (8.8 mm) e Itaitinga (1.9 mm). Já Morada Nova, na região Jaguaribana, alcançou a marca de 1.4 mm. A redução acontece após o Estado bater o recorde de janeiro mais chuvoso em três anos.

Entenda a redução das chuvas

A precipitação no Ceará depende, em suma, de três fatores: a dinâmica dos ventos, a temperatura do oceano e a umidade do ar. A soma dessas variáveis resulta na aproximação ou afastamento de sistemas meteorológicos, que atuam no aumento das chuvas. Segundo Raul Fritz, meteorologista da Funceme, as condições devem continuar desfavoráveis para chuvas ao menos pelos próximos dois dias.

Os dois principais sistemas meteorológicos que atingem o Ceará são: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), região onde se encontram os ventos originários dos hemisférios sul e norte; e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), no qual uma massa de ar seco desce para as regiões mais centrais e as áreas periféricas têm uma maior probabilidade de chuva.
 
Existem, nesta terça-feira, algumas nuvens sobre a região norte do Estado, devido à proximidade do ZCIT. Esse sistema costuma atuar historicamente na quadra chuvosa (fevereiro, março e abril) com mais intensidade. Em alguns momentos, ele chega a estar exatamente sobre o Estado, se aproximando pela Região Sul. As chuvas causadas nos últimos dias também tem influência, pela região leste do Estado, da proximidade do VCAN.

Previsão

O céu deve ficar parcialmente nublado ou claro em todas as regiões do Estado, nesta terça. Segundo a Funceme, nos próximos dias deve haver nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada no Sertão Central, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
 
A quadra chuvosa tem 40% de chance de ter chuvas em torno da média, segundo divulgou a Funceme na última sexta-feira, 18.

4 municípios com chuva (por posto) nesta terça-feira, 22:
 
[FOTO2] 

Caridade: 9.4 mm

Maranguape: 8.8 mm

Itaitinga: 1.9 mm

Morada Nova: 1.4 mm
 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente