Governo Federal reconhece situação de emergência em Canindé devido à estiagem

Além da cidade cearense, mais 19 municípios brasileiros tiveram o reconhecimento pelo órgão em decorrência de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta sexta-feira, 18, situação de emergência em 20 cidades brasileiras que foram afetadas por desastres naturais. Dentre os municípios citados pelo órgão, em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU), está Canindé, localizado à 121,3 quilômetros de Fortaleza e que foi afetado pela estiagem causada pela falta de chuvas.

Conforme documento, oito dos municípios brasileiros que tiveram o reconhecimento de situação de emergência são da Região Nordeste, sendo todos atingidos pela estiagem. Além de Canindé, única cidade do Ceará listada, aparecem Antônio Martins, Francisco Dantas, Afonso Bezerra, Nova Cruz e Parelhas, no Rio Grande do Norte e Caculé e Tanque Novo, na Bahia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Ceará recebe mais de 161 mil doses de vacina contra a Covid-19

Evento sobre migrantes LGBTQIA+ é interrompido por ataques racistas e grito de Bolsonaro 2022

Reabertura dos equipamentos culturais: confira as datas e os locais

Foram afetadas pela estiagem também cinco cidades da Região Sul, sendo elas Ametista do Sul, Cristal do Sul e Nonoai, no Rio Grande do Sul, e Arabutã (SC) e Prudentópolis (PR). No Paraná ainda consta em situação de emergência os municípios de Coronel Vivida e Enéas Marques, por conta de chuvas de granizo, e Santa Mônica em decorrência de vendaval.

As demais cidades tiveram o reconhecimento por registrarem inundações. Sendo elas Iranduba, Silves e Uarini, no Amazonas, e Novo Cruzeiro, localizada em Minas Gerais. A decisão do Governo Federal permite que os municípios ou as Unidades Federativas no qual estão situados solicitem recursos para restabelecer serviços essenciais, assim como para reconstruir equipamentos que foram atingidos pelos fenômenos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

situação de emergência Canindé governo federal situação emergência canindé situação emergência estiagem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar