Participamos do

Ursos devem permanecer em zoológico de Canindé, conforme parecer da Semace

Relatório feito por técnicos da Semace e do CRMV é favorável à permanência dos ursos Dimas e Kátia no zoológico São Francisco, no sertão cearense
18:50 | Nov. 30, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Os ursos Dimas e Kátia podem permanecer no zoológico São Francisco, administrado pelo Santuário de Canindé, conforme parecer apresentado pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) em reunião, na manhã desta sexta-feira, 30. O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, a ativista de direitos dos animais Luísa Mell e o vereador Célio Studart, além de representantes da Semace e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) estiveram presentes.
 
  
De acordo com visita feita pelos técnicos da Semace ao Santuário de Canindé no último dia 20 de novembro, “não foram vistas condições inadequadas dos animais em questão e que os mesmos já se adaptaram à região de Canindé”, posicionaram-se sobre a situação dos ursos, da espécie Ursus Cactus. No dia 23 de novembro, foi realizada nova vistoria junto de representante do CRMV para “esclarecer divergências encontradas entre as medidas aferidas na vistoria anterior, realizada no dia 20 de novembro, e o projeto apresentado pelo empreendimento aos Fiscais Ambientais”. As informações são da Semace.
[SAIBAMAIS] 
O relatório apresentado nesta sexta, 30, torna favorável a permanência de Dimas e Kátia no local. “O Zoológico São Francisco de Canindé atende de modo parcial às exigências relacionadas na legislação aplicável à operação do empreendimento, especificamente a Instrução Normativa IBAMA N° 07/2015”, é o que diz no parecer emitido pela fiscalização da Semace. O órgão é responsável pela supervisão do zoológico.
 
Ao final da reunião, ficou decidido que entidades de defesa dos animais devem apresentar em breve relatório contra-argumentando a decisão do parecer da Semace e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente