Participamos do

Servidores do INSS de Camocim paralisam atividades nesta terça-feira

Paralisação ocorre por tempo indeterminado. Reforma do prédio está atrasada há mais de três anos
16:35 | Jan. 11, 2016
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Camocim vão paralisar as atividades a partir desta terça-feira, 12. A categoria denuncia o risco de desabamento da agência. Segundo os trabalhadores, o prédio foi desocupado há quatro anos para reforma que deveria ter sido concluída em julho de 2012, mas a reestruturação não ocorreu. O INSS funciona até esta segunda, 11, em um galpão cedido pela prefeitura do município.
 
O principal motivo da paralisação é a falta de condições de trabalho, agravadas com o período de chuvas. Os médicos peritos do INSS atendem a população em um galpão de uma estação ferroviária desativada. O ambiente, segundo os servidores, é insalubre, precário e sem acessibilidade. Não bastasse, o teto da sala de tributação da Prefeitura Municipal de Camocim, localizado ao lado do banheiro do galpão usado pelos servidores e assistidos, ter desabado.
 
De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), Carmem Marques, a categoria já denunciou o mau estado da agência, com rachaduras no teto e nas paredes, além de fiação elétrica e instalação hidráulica comprometidas, para o Ministério Público Federal (MPF), ao Ministro da Previdência, a Direção Geral do INSS (Brasília), a Superintendência Regional (Recife) e a Gerência-Executiva de Sobral, mas ainda não houve resolução.
 
"O que nós queremos é que tirem o pessoal do galpão. No primeiro momento da reclamação fizeram uma divisória de gesso, mas os médicos peritos fazem exames sem nenhuma condição estrutural. É um estado de calamidade", afirma a diretora.
 
[SAIBAMAIS2]Em dezembro, o Sinprece se reuniu com os gerentes executivos do INSS de Fortaleza (Júlio César Araújo Sousa), do Cariri (Regnoberto Gomes de Sales), de Sobral (Andrey Almeida) e o superintendente regional Ronei Tosi. "A desculpa é sempre a mesma", lamenta Carmem Marques. "Eles dizem apenas que já está sendo providenciado e o prédio estará pronto em seis meses. E não tem ninguém lá trabalhando, está tudo do mesmo jeito". 

O Ministério da Previdência Social, em Fortaleza, diz que o atraso se deu porque a empresa que venceu a licitação para reformar o prédio faliu no decorrer do processo. "A mesma (empresa) paralisou a obra e, após os prazos previstos em lei para aplicação de multa e/ou rescisão do contrato, retomou a construção em 2014. Por fim, devido ao não cumprimento de prazos e não conclusão da obra, o contrato com a empresa foi rescindido".
 
Ainda segundo o Ministério, o novo processo de licitação para contratar uma companhia que continue a reforma está em fase de "aguardando ateste orçamentário". Logo que autorizado, a licitação escolherá empresa para concluir cerca de 1/3 da obra para que servidores e segurados da Previdência Social em Camocim retornem à sede original da Agência. 
 
Orçada em R$ 1.806.370,42, a obra iniciada em 12 de março de 2012 pela Construtora Montserrat Engenharia e Empreendimentos, deveria ter sido concluída no dia 10 de julho do mesmo ano. 
 
O POVO Online tentou um posicionamento da gerência da região Norte do INSS, que atende pela área, mas não houve atendimento até a publicação da matéria.

Em nota, o Sinprece repudia a "situação de calamidade vivenciada em Camocim" e afirma que reitera as denúncias aos órgãos responsáveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente