PUBLICIDADE
Notícias

Cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio deve passar por mudanças

08:35 | 05/06/2015
Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) está sendo elaborado pelo Ministério Público Estadual (MPCE) com o objetivo de modificar o cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Neste ano, um homem de 40 anos morreu quando carregava a madeira, em Barbalha, na região do Cariri.

Cícero Ricart morreu imediatamente após ser atingido na cabeça, a menos de 100 metros do ponto final da cerimônia. A promotora Alessandra Magda disse que, para a segurança da próxima edição, estão sendo analisadas a desobstrução das ruas, calçadas e um cordão de isolamento para os carregadores, além da retirada dos paredões de som ao longo do trajeto do mastro do pau da bandeira.

"Foi uma fatalidade. Todas as medidas de segurança são tomadas antes do cortejo. Nunca houve registro tão grave durante quase 100 anos de festa. A reunião foi importante para que possamos minimizar os riscos", defendeu o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna.

Segundo o historiador Josier Ferreira, a festa de Santo Antônio de Barbalha está passando por processo de avaliação para se tornar patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). "Qualquer imposição de descaraterização da festa, o Ministério da Cultura volta a trás e quem perde é Barbalha", explicou.

Novas reuniões serão realizadas no decorrer do ano, conforme o MPCE.

Redação O POVO Online
TAGS