Moradores e ambientalistas de Aquiraz protestam na Alece contra CE-025
O projeto da rodovia estadual está previsto para ser executado em um trecho de pouco mais de 3km entre a CE-452 e a localidade da Prainha
Moradores e ambientalistas da cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pela não realização da obra da CE-025, que liga a Prainha ao Iguape. O projeto da rodovia estadual está previsto para ser executado em um trecho de pouco mais de 3km entre a CE-452 e a localidade.
Nos cartazes, os dizeres “salve os mangues, a fauna, a flora, as dunas”, “a natureza pede socorro” e “aprova PL 072/2021” —- em alusão ao projeto de lei da Câmara Municipal de Aquiraz que transforma o local onde a CE pode ser construída na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e da Lagoa do Catu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Veja vídeo:
Na última segunda-feira, 2, um grupo de pessoas se reuniu na parte alta de uma duna como protesto contra a obra em questão. Biólogos também se manifestaram e escreveram uma carta aberta, onde questionavam os motivos do asfaltamento da área e a destruição da área verde.
Leia mais
“Essa estrada, caso construída, cortará áreas de extrema importância ecológica e social, como campos de dunas móveis, manguezais, florestas nativas, lagoas de dunas e outros ambientes naturais ainda intocados. A proposta, lamentavelmente, não foi amplamente debatida com a população local, que será diretamente impactada, e tampouco apresentou estudos públicos claros e transparentes sobre seus impactos ambientais e sociais”, diz o documento.
“Em tempos de emergência climática, a ciência deve ser uma aliada essencial na tomada de decisões que impactam nosso presente e o futuro das próximas gerações”, complementa.
Os trabalhos de construção da CE são de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), que em nota, afirmou que todos os estudos solicitados pelo órgão ambiental que garante as licenças ambientais já foram realizados e está aberta ao diálogo.
Comunicou ainda que nenhum representante procurou a SOP para os esclarecimentos sobre o projeto.