Participamos do

Corpo de Bombeiros resgata vítima que passou mal dentro de cacimba em Aquiraz

A vítima foi resgatada consciente, sem escoriações ou lesões, segundo informou a 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento
12:22 | Ago. 29, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Homem de 65 anos é resgatado após passar mal em cacimba, no bairro Jacunda, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). A operação de resgate foi executada pela 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com sede no bairro Cambeba. A equipe de salvamento foi acionada pela filha da vítima. Ela informou ao Batalhão que o pai havia descido numa cacimba de anéis para fazer manutenção no motor bomba e passou mal.

A operação contou com o auxílio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) com sede no bairro Maraponga. Segundo o subtenente Gonçalves, ao chegar no local, a equipe identificou que a vítima se encontrava no fundo da cacimba de anéis, a cerca de 10 metros de profundidade, com um familiar. O homem, contudo, não conseguia subir sozinho de volta à superfície.

“Então foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões e cordas, que permitiu a bombeira militar Ellen Prado, que foi voluntária, a sua descida e ancoragem da vítima ao triângulo de resgate, sendo ambos, bombeira e vítima, içados a terra firme”, relatou o comandante do socorro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Investigação sobre esquema de rachadinhas ameaça Bolsonaro, diz New York Times

Conforme a soldado Hellen Prado, o triângulo de resgate, também conhecido como fraldão de resgate, é feito de tecido especial de alta resistência. Ele é indicado para evacuações de emergência, quando a rapidez e segurança para a colocação do equipamento na vítima são necessários. “A segurança é total para o içamento no sistema de ancoragem”, destacou a bombeira Militar.

Após ser resgatada, a vítima de 65 anos passou por avaliação pela equipe da Alfa 1. O homem foi retirado consciente, orientado, sem escoriações ou lesões, segundo informou a equipe. Também foi identificado que ele é hipertenso e diabético. Porém, seus sinais estavam dentro dos parâmetros considerados normais. 

“A vítima e a família recusaram o traslado a uma unidade de pronto atendimento e assinaram o termo de responsabilidade, ficando sua família responsável, caso fosse necessário, a condução para um hospital”, destacou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará em nota.

A guarnição de Busca e Salvamento 2 da 2ªCIA/BBS foi composta pelo subtenente Gonçalves, soldado Faustino, soldado Hellen Prado e soldado Sérgio, na viatura de Auto Salvamento 34 (AS 34). Já a guarnição do BSU foi composta pelo soldado A. Rodrigues, soldado Denilson e soldado Marques, na viatura Resgate 43.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar