Participamos do

Ação recolhe lixo e resíduos de quatro quilômetros de praia no Porto das Dunas

Em parceria com o Beach Park, cerca de 250 pessoas estiveram no local na manhã deste sábado. Entre elas, um grupo de 50 crianças de uma escola do município
14:05 | Jun. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma ação de limpeza foi realizada na praia do Porto das Dunas, no município de Aquiraz, na manhã deste sábado, 29. A iniciativa, promovida pelo Beach Park e pela Associação dos Moradores do Porto das Dunas (Pordunas), recolheu lixo e resíduos de aproximadamente quatro quilômetros do litoral.

Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), ressaltou a necessidade da participação da sociedade civil, tanto por meio de empresas quanto por ações individuais, na preservação da natureza. “O que as pessoas estão fazendo aqui é mais importante que muitas palestras e aulas. Elas estão cuidando da natureza na prática, isso convence muito mais do que as palavras”, comemorou.

Além do Beach Park, outras seis empresas estiveram presentes na ação deste sábado, que mobilizou cerca de 250 pessoas, em especial um grupo de 50 crianças de uma escola do município. “É preciso crescer economicamente sem deixar de cuidar da natureza, isso é desenvolvimento sustentável”, lembrou o secretário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Raissa Bissol, coordenadora de Meio Ambiente do Beach Park, afirma que essa é uma ação que visa engajar as pessoas não só naquele dia, mas criar uma consciência cidadã. “Precisamos replicar essas práticas. Não é somente limpar, mas deixar de sujar”, pontua.

A empresa apoia mensalmente a Pordunas para que a limpeza seja realizada de uma forma contínua. A preservação do meio ambiente também foi reforçada por meio de um treinamento de funcionários do Beach Park para lidar com o período de desova das tartarugas marinhas. A parceria foi estabelecida com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

Outras ações

O secretário Artur Bruno comentou que a principal ação da Sema para este ano é o trabalho com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ele explicou a necessidade de desenvolvimento de hábitos de separação daquilo que pode ser reciclado ou reutilizado do que não tem nenhuma utilidade. “Fazendo isso pouparemos muitos recursos da natureza, pois deixaremos de tirar boa parte do que costumamos atualmente”, afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags