Participamos do

Golfinho é resgatado vivo em praia de Aquiraz

O animal encalhou na beira da praia e foi encontrado desorientado. Ele foi transferido para uma área isolada do rio Catu, onde recebe atendimento da Aquasis
08:59 | Jan. 11, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um golfinho foi resgatado vivo na praia do Japão, na manhã do último domingo, 10, em Aquiraz, 32,3 km de Fortaleza. O animal, da ordem dos cetáceos, foi transportado para uma área isolada do rio Catu, onde recebe tratamento com soro e vitamina de uma equipe de biólogos da ONG Aquasis. Esse foi o primeiro resgate de animal vivo feito pela ONG, neste ano.

O golfinho foi encontrado encalhado às 6h30min por um morador da área, que acionou a Aquasis às 7 horas. “Nós recebemos a ligação e explicamos o procedimento para eles transferirem o bicho para o rio, pois ele estava na beira da praia e não podia voltar ao mar, que estava muito agitado”, conta o coordenador de resgate da Aquasis, Antônio Carlos Amâncio.

O motivo do encalhe ainda não foi identificado, mas a ONG acredita que o animal esteja com algum vírus ou bactéria que o deixou desorientado e com a capacidade de flutuar comprometida. “Nós já fizemos o exame de sangue e mandamos a amosra para o laboratório de Fortaleza. A previsão é que o resultado saia no fim da manhã desta segunda-feira”, informou Amâncio.
[SAIBAMAIS 2] A equipe enviada pela Aquasis, formado por um biólogo, dois estudantes de Medicina Veterinária e dois estudantes de  Biologia, está se revezando para não deixar o animal sozinho. O procedimento recomendado nesses casos, conforme Amâncio, é para o animal ser tratado no local e depois ser solto no mar.

"Esse tipo de animal não suporta bem o transporte, são muito sensíveis a barulhos. Tratamos em ambiente natural para descobrir o que ele tem, entramos com a medicação e depois fazemos a soltura no mar aberto", relata o coordenador.

Em 2015, três golfinhos foram resgatados vivos no Ceará, mas morreram posteriormente. Eles haviam sido encontrados nas praias da Taíba, Canoa Quebrada e Cofeco, em Fortaleza. Em média, 25 a 30 cetáceos vivos e mortos são resgatados por ano pela Aquasis. A média anual de resgates de peixes-boi está entre três e cinco.

"Geralmente eles chegam muito debilitados. Quando esses animais batem na praia eles estão com algum problema que fazem com que eles não consigam acompanhar o grupo da espécie deles, então são atraídos pelo campo magnético da terra", avalia o coordenador de resgate.

[FOTO2]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No sábado, 9 um golfinho foi encontrado morto na praia das Barreiras, em Camocim. Amâncio explicou que a ONG ficou sabendo do resgate, mas por conta da distância, acionou parceiros da Comissão Ilha Ativa, que ficaram responsáveis pelo registro da ocorrência e enterro da carcaça do animal.

Serviço
Informações sobre encalhes de animais, entre em contato com a Aquais pelo número (85)3318-491. E-mail: faleconosco@aquasis.org

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente