PUBLICIDADE
Notícias

Juíza interdita Cadeia Pública de Aquiraz após casos confirmados e suspeitos de meningite

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) disponibilizou medicamentos e todos os internos foram vacinados

15:49 | 05/04/2015

Atualizada às 17h45

A juíza Mônica Lima Chaves, da 1ª Vara da Comarca do de Aquiraz, determinou a interdição da Cadeia Pública do município, neste domingo, 5, após confirmação de dois casos de meningite na unidade prisional. Mais três presos apresentaram sintomas da doença.

Com a decisão, a unidade prisional de Aquiraz não pode receber presos até que as autoridades sanitárias do Estado verifiquem que não existe mais possibilidade de transmissão da doença. O recebimento de detentos ficará paralisado pelos próximos sete dias. As visitas deste domingo também foram canceladas.

Na última sexta-feira, 3, um interno foi identificado com meningite e transferido para o Hospital São José. Neste domingo, 5, quatro detentos apresentaram alguns sintomas  e também foram conduzidos à unidade hospitalar. De acordo com a Sejus, a partir dos exames realizados, mais um caso foi confirmado e dois foram descartados. Apenas um preso ainda espera a divulgação do exame.

Conforme a Sejus, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) disponibilizou medicamentos e todos os internos foram vacinados. Atualmente, a Cadeia Pública de Aquiraz tem 98 detentos em regime fechados e cinco em semi-aberto.

O medicamento também será disponibilizado para agentes penitenciários, visitantes e quem tenha tido contato com os internos nos últimos sete dias.

Meningite
A doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

Os sintomas da meningite são: febre alta e persistente, dor de cabeça, dor na nuca, vômitos, perda de apetite, sonolência, confusão mental e grande sensibilidade à luz. A doença pode apresentar também manchas no corpo e diarréia.

A doença se transmite de uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.

Redação O POVO Online

TAGS