Participamos do

Instituto da Infância lança campanha nacional de erradicação do trabalho infantil

A campanha que, terá ações focadas nas comunidades de Acaraú, tem como objetivo incentivar os fatores protetores de prevenção ao trabalho infantil, por meio de ações de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes
16:55 | Out. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h do dia 11/10

O Instituto da infância (Ifan) lançará uma campanha oficial contra o trabalho infantil, “É da nossa conta! ’’, no próximo dia 17 de outubro, às 9 horas, no Centro de Líderes de Acaraú- Celpa (CE)”.

Com foco no semiárido, o objetivo é contribuir com o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A campanha terá ações focadas nas comunidades de Acaraú (Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa Fé e Sede) onde o IFAN, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, desenvolve o Projeto 'Compromisso VIVO: Direito de Crianças e Adolescentes', com o objetivo de fomentar fatores protetores de prevenção ao trabalho infantil, por meio de ações de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Ao longo do mês de setembro algumas ações já começaram nas localidades de intervenção do Projeto.

Como o resultado dessas ações, será realizado o Festival de Multilinguagens durante os dias 10 a 17 de outubro nos espaços públicos das comunidades de Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa Fé e Sede.

Na ocasião será apresentado o material produzido pelos adolescentes do Projeto Compromisso Vivo e peças de comunicação da campanha.

Além disso, será aprovada a Lei Acaraú da Infância: Garantindo Direitos, que será instituída pelo Prefeito Municipal, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira.

Além disso, outras campanhas serão intensificadas nesse mês de outubro como  a Semana do Bebê, a Semana da Criança (Caravana da Alegria); Oferta de Serviços integrados entre as políticas setoriais (saúde, educação, assistência social) para estes segmentos.

“A criação dessa Lei é resultado do compromisso da gestão pública integrada as ações desenvolvidas pelo IFAN no município de Acaraú. Espera-se que a mesma possa ser referencial para fomentar nos demais municípios cearenses ações efetivas de garantia de direitos de crianças e adolescentes”, disse Francis Helen Freire de Souza, Coordenadora de Projetos Desenvolvimento Infantil do Instituto da Infância.

Campanha “É da Nossa Conta!”

Além da parceria com a Fundação Telefônica Vivo, estão evolvidos com a campanha "É da Nossa Conta!”o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que há três anos une forças para que as crianças estudem, brinquem e estejam perto de suas famílias e da comunidade.

No dia do lançamento oficial, 17, serão realizados debates sobre a Lei de Aprendizagem, a importância da educação como saída do trabalho infantil e a da família no cuidado de crianças e adolescentes, além da apresentação de vídeos da campanha com depoimentos de personalidades como Gilberto Gil e Raimundo Fagner.

O Brasil tem o compromisso de erradicar todas as formas de trabalho infantil no país até 2020.

A região do semiárido brasileiro concentra os piores indicadores sociais, mais de 70% dos 13 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza. A ideia da campanha tem como foco mobilizar a sociedade sobre o tema.

Com isso, foram desenhadas ações especificas para cada público alvo: famílias, empregadores e os próprios jovens.

Os objetivos são sensibilizar a sociedade a fim de reconhecer as formas de trabalho infantil e os locais onde ele acontece, estimulando a sociedade a buscar alternativas a esse problema.

Além de conscientizar empregadores sobre o que é o trabalho adolescente protegido e a ilegalidade do trabalho infantil

Serviço
Lançamento Oficial da campanha É da Nossa Conta!
Data: 17 de outubro de 2014
Local: Centro de Líderes de Acaraú- Celpa (CE)”.
Horário: 9 horas

 

Programação Festival Multilinguagens - 12 a 17 de outubro de 2014

  DATA                          AÇÃO                                LOCAL

12/10/2014    Festival Multilinguagens    Sede de Acaraú
13/10/2014    Festival Multilinguagens    Juritianha
14/10/2014    Festival Multilinguagens    Aranaú
15/10/2014    Festival Multilinguagens    Santa Fé
16/10/2014    Festival Multilinguagens    Lagoa do Carneiro

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente