Ceará inicia campanha de multivacinação de crianças e adolescentes em outubro

A campanha se estende até o dia 29 de outubro. As doses contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para os adolescentes com idade entre 12 e 15 anos poderão ser administradas simultaneamente com as demais vacinas

A Campanha Nacional de Multivacinação terá início nesta sexta-feira, 1º. Durante a iniciativa, crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) poderão atualizar a caderneta de vacinação. Os imunizantes inseridos no calendário do Ministério da Saúde (MS) estão disponíveis nos postos de saúde dos 184 municípios cearenses. O dia “D” de vacinação no Ceará está marcado para o dia 16 de outubro, mas a campanha se estende até o dia 29 do mesmo mês.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da mobilização, principalmente para diminuir a incidência e contribuir para o controle e a erradicação de doenças imunopreveníveis neste público.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A campanha é a maneira de evitar que alguns vírus graves, como o do sarampo e da poliomielite circulem entre nós”, pontua a coordenadora da Célula de Imunização da pasta, Kelvia Borges.

A cobertura vacinal entre crianças é motivo de preocupação no Ceará. Isso porque neste ano, nenhum dos imunizantes destinados aos menores de um ano alcançou a meta recomendada pelo órgão federal, que estipula pelo menos 90% de cobertura vacinal.

LEIA TAMBÉM | Vacinação de crianças no Ceará está longe de atingir o ideal; cenário é de alerta

Ceará registra queda na vacinação de crianças de até 1 ano de idade

Crianças que se encontram em situações ou condições clínicas especiais deverão ser avaliadas e vacinadas se houver indicação por profissional de saúde. As doses contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para os adolescentes com idade entre 12 e 15 anos poderão ser administradas simultaneamente com as demais vacinas.

Veja quais vacinas estão disponíveis:


Esquema vacinal em crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias:
- BCG
- Hepatite B
- Pentavalente
- Poliomielite
- Rotavírus
- Pneumocócica 10
- Meningocócica C
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- DTP
- Hepatite A
- Varicela

Esquema vacinal em adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias:
- Hepatite B
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- dT
- Meningocócica ACWY
- Varicela
- HPV
- dTpa

Observação 1: A vacina contra a febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com a vacina tríplice viral ou tetra viral em crianças menores de 2 anos. O intervalo entre estas deverá ser de 30 dias (mínimo 15 dias).

Observação 2: Devem ser vacinados aqueles que estão com doses incompletas ou que não tomaram nenhuma das vacinas citadas.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Campanha Multivacinação 2021 Dia D da vacinação Ceará Vacinação crianças Ceará Sesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar