Semana de proteção aos manguezais contará com lançamento da Década do Oceano no Ceará

Ação é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), em parceria com o Ecomuseu Natural do Mangue, e ocorrerá em formato online, por meio do canal da Secretaria, no Youtube

A edição deste ano da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais contará com o lançamento da Década do Oceano no Ceará. O evento terá início na próxima segunda-feira, 26, e seguirá até a sexta-feira, 30. O encontro é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), em parceria com o Ecomuseu Natural do Mangue, e ocorrerá em formato online, por meio do canal da Sema, no Youtube. A Semana também irá debater sobre o combate à proteção de um dos principais ecossistemas do Ceará, os manguezais.

A Década do Oceano foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 a 2030, para conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos. A iniciativa também busca mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A ação está diretamente relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, que trata da proteção da vida marinha, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Entenda a importância de preservar os manguezais, um dos ecossistemas mais indispensáveis do planeta

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, haverá uma ampla programação, principalmente virtual, para marcar a data determinada pela ONU. “Além de seminários e palestras, vamos anunciar a ampliação e novas unidades de conservação estaduais, além de ações de preservação do meio ambiente marinho e costeiro, com limpeza de praias, rios e lagoas. Sem esquecer do componente econômico, pois há vários projetos do governo que se intercruzam aproveitando as potencialidades da nossa costa e do nosso mar”, disse o titular da pasta.

Proteção aos manguezais

 

O encontro faz parte da Lei N° 16.996, de 24 de setembro de 2019, que garante, anualmente, a Semana Estadual de Proteção aos Manguezais no Ceará. Na programação do evento, haverá palestra sobre manguezal e carbono azul, além de rodas de conversas com instituições cearenses e brasileiras que trabalham com o ecossistema. De acordo com a especialista em gestão ambiental e articuladora do Ecomuseu Natural do Mangue, Fabiana Pinho, o evento será de grande importância por poder debater sobre um ecossistema ainda muito discriminado.

LEIA TAMBÉM | Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, jovens plantam ipês-amarelos

“As pessoas ainda não entenderam ou não tiveram conhecimento da importância do manguezal. Entre os serviços ecossistêmicos dos manguezais, eles são berçários da vida marinha, no qual, sem eles, muitas espécies que nós temos em nossos rios e oceanos não existiriam. O manguezal ajuda na contenção da maré, por exemplo nos casos de tsunamis, quando a maré vem muito forte, as áreas que tem manguezal são menos impactadas porque esse ecossistema ajuda a reter aquela força”, explica Fabiana.

Confira a programação:

Segunda-feira (26/07)
Período manhã
Hora: 9h30min às 10h
Palestra: “A importância da Década do Oceano para o Brasil e para o mundo”
Convidados: Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador da Cátedra Unesco, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP.
Hora: 10h
Roda de conversa: “A Importância da Década do Oceano e projetos do Governo do Estado do Ceará”
Convidados: Artur Bruno (SEMA); Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia); Arialdo Pinho (Turismo), Zezinho Albuquerque (Cidades); Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico); e Lúcio Gomes (Seinfra). Casa pasta falará sobre projetos que têm interface com a temática do Oceano.

Período tarde
Hora: 14h
Palestra: “Década da Restauração dos Ecossistemas”, auxiliado por Fabiana Pinho, do Ecomuseu do Mangue.
Convidado: Matheus Couto, Oficial de Programas do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Hora: 14h30min
Palestra: “O papel de grupos funcionais e da recuperação hidrológica na restauração, manejo e estoque de carbono de manguezais degradados”
Convidado: Professor Luís Ernesto Arruda, do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC)
Apresentado: ambientalista Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue.
Hora: 15h
Painel: “Manguezal como Patrimônio Natural e as Políticas Públicas”
Convidados: O diretor de Políticas Públicas da organização não governamental, SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani e com Pedro Belga, da Rede Nacional dos Manguezais (Renaman)

Terça-feira (27/08)
Período manhã
Hora: 9h
Roda de conversa: Juntos pelos manguezais do Ceará.
Convidados: Fundação Brasil Cidadão, de Icapuí; Ecomangue, de Acaraú; Filhos do Mangue, de Aracati; e Mangue Vivo, de Fortaleza.
Moderador: Ambientalista Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue.

Período tarde
Hora: 14h
Lançamento da Cartilha da Turma do Parque, PEMPRIM, da concepção a execução do projeto.
Convidados: Tatiane Martins Garcia, Giordano Vasconcelos Capibaribe e Marcelo Soares.
Apresentado por: Izaura Lila, gestora do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio.

Quarta-feira, (28/07)
Período manhã
Hora: de 9h as 10h30min
Roda de conversa: Juntos pelos manguezais do Brasil.
Convidados: Chico Lan, do Instituto Menino Caranguejo (Santa Catarina) e Fabi Campos, do Espaço Ciências (Pernambuco).
Moderadores: Ambientalistas, Rusty Sá Barreto e Fabiana Pinho, do Ecomuseu do Mangue.
Atenção: Na ocasião, serão apresentados vídeos, de três minutos cada, dos projetos voltados à educação e à conservação dos manguezais no Brasil: Instituto Terra e Mar, de São Paulo; Gamboa do Jaguaribe, do Estado do Rio Grande do Norte e Caraguatás Ambiental, de Caraguatatuba, São Paulo.

Período tarde
Hora: 14h
Apresentação do 1º Episódio da Série A Minha Voz - APA do Estuário do Rio Curu.
Apresentado por: Matheus Fernandes, Gestor da APA do Estuário do Rio Curu.
Hora: 14h15min
Roda de Conversa sobre o Carbono Azul.
Convidados: oceanógrafo, José Vitor Miranda, mestrando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Marinhas Tropicais, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC); Dr. Marcelo Soares, Coordenador do Programa Cientista-Chefe da SEMA e Semace; e a oceanógrafa, Natália Beloto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, do Labomar-UFC.
Moderador: Lucas Silva, técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente.

Quinta-feira (29/07)
Período manhã
Hora: 10h: Apresentação do 2º Episódio da Série “A Minha Voz - APA do Rio Pacoti”.
Apresentado por: Pedro Cunha, Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti.
Hora: 10h15min: Aula de Campo online a partir do Ecomuseu do Mangue
Moderador: Ambientalistas, Rusty Sá Barreto e Sineide.

Sexta-feira (30/07)
Solenidade de Encerramento da Semana Estadual de Proteção dos Manguezais 2021 e de Lançamento da Década do Oceano.
Hora: 9h - Encerramento
10h: Apresentação Case Fundação Boticário.
Convidadas: Liziane Alberti e Karina Tolentino
Participações: ambientalista, Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue, e a Coordenadora de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente, Doris Day.
10h30min: Case HUB Cumbuco: Ações no contexto da Década do Oceano.
Convidado: André Farias, Presidente do Instituto Winds for Future.
11h15min: Mesa Virtual: Fortaleza 2040 e Ceará 2050 no âmbito do Oceano.
Convidados: Vice-Prefeito de Fortaleza e Presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Sr. Élcio Batista; Secretário-Executivo da Casa Civil do Governo do Estado, Sr. Célio Fernando.
Moderador: Deputado Acrísio Sena, Presidente da Comissão de Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
11h45min: Apresentação do resultado da votação virtual que escolheu a mascote da Década do Oceano.
Convidado: Assessor de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente, Sr. Demétrio Andrade.

Serviço

Semana Estadual de Proteção aos Manguezais
Quando: 26 a 30 de julho (segunda a sexta-feira)
Onde: Canal da Sema, no Youtube

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MANGUEZAIS CEARÁ PROTEÇÃO MANGUEZAIS CEARÁ ECOSSISTEMA SEMANA PROTEÇÃO AO MANGUEZAIS SEMA ECOMUSEU CEARÁ MEIO AMBIENTE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar