Detran-CE faz aquisição de 11 óculos simuladores de embriaguez

Os novos equipamentos serão utilizados nas ações educativas do Detran realizadas em todo o estado. A chegada está prevista para o dia 1º de julho

Com o objetivo de conscientizar condutores de veículos automotores sobre os perigos de dirigir sob os efeitos de bebidas alcoólicas, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou a aquisição de 11 óculos simuladores de embriaguez. Os equipamentos, que têm data prevista para chegar no estado a partir do dia 1º de julho, serão utilizados nas ações educativas prestadas pelo órgão.

LEIA MAIS l Abastecimento de água já foi normalizado em Fortaleza e Caucaia, diz Cagece 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sesc realiza inscrições gratuitas para EJA; veja como se inscrever

O equipamento simula os efeitos causados pelo álcool no cérebro. A utilização dos óculos causa sensação de visão embaçada, menor prontidão e tempo de reação reduzido, dando a impressão de estado de embriaguez. O objetivo é gerar reflexão e mudança no comportamento das pessoas, permitindo-as entender sobre a gravidade de conduzir qualquer veículo estando alcoolizado.

Os óculos serão utilizados nas ações educativas realizadas semanalmente nas 15 regionais espalhadas pelo Ceará. A iniciativa é uma forma de orientar as pessoas sobre medidas básicas a serem adotadas no trânsito e sobre os cuidados necessários ao dirigir.

Carlos Rummenigge, gerente do Núcleo Pedagógico de Educação do Detran-CE, explicou que além dos novos equipamentos serem usados em blitz educativas pelas 15 regionais do órgão, também serão utilizados como uma ferramenta em palestras educativas em escolas públicas e particulares, além de instituições públicas e empresas.

“Usaremos os óculos de simulação de embriaguez em diversos momentos. Há um projeto em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas, do Governo do Estado, que visa conscientizar universitários quanto aos riscos de ingestão de bebida alcoólica e condução de veículo automotor”, explica Rummenigge.

Nas ações, que passarão a utilizar os novos equipamentos a partir de 1º de julho, as pessoas usarão os óculos e receberão comandos simples, como andar sobre um determinado trajeto pré-estabelecido, bem como o arremesso de bolas de tênis em determinado local. 

"São atividades que seriam consideradas simples para uma pessoa sóbria. Essa interação é de suma importância para alertarmos sobre o perigo de dirigir embriagado”, finaliza o gerente do Núcleo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ÓCULOS SIMULADORES DE EMBRIAGUEZ DETRAN AÇÕES EDUCATIVAS NO TRÂNSITO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar