Dia da Mata Atlântica: Sema promove debates nesta quinta-feira, 27

O evento será transmitido ao vivo no canal da pasta no YouTube a partir das 9 horas. O objetivo é apresentar e debater políticas e projetos ambientais desenvolvidos no Maciço do Baturité

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) realiza nesta quinta-feira, 27, uma manhã de atividades em alusão ao Dia da Mata Atlântica. O evento será transmitido ao vivo no canal da pasta no YouTube a partir das 9 horas. O objetivo é apresentar e debater políticas e projetos ambientais desenvolvidos no Maciço do Baturité, com perspectivas ligadas à Mata Atlântica.

LEIA MAIS | Mata Atlântica - Pela preservação no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente, fica responsável pela abertura da programação, a qual homenageia o ex-vice-presidente o Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Afrânio Farias de Menezes, vitimizado pela Covid-19. Em seguida, os papéis da Sema e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) são apresentados.

O deputado estadual Acrisio Sena (PT) encabeça momento de discussão sobre as dificuldades de implantação e implementação de políticas ambientais. Depois, Patrícia Jacaúna, gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, apresenta os resultados da unidade citada e do Refúgio de Vida Silvestre Periquito Cara Suja.

LEIA MAIS | Perda de florestas mais velhas reduz diversidade da Mata Atlântica

Em uma quarta apresentação, o coordenador de Políticas Públicas e Transição Ecológica da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, discute economia verde no Maciço. A região também é foco de Roberlândia Ferreira, prefeita de Guaramiranga, que aborda os avanços na gestão de resíduos sólidos. Por fim, a programação se encerra com debate às 11h30.

A Mata Atlântica é uma das maiores biodiversidades do planeta e afeta indiretamente 128 milhões de brasileiros divididos em 17 estados, incluindo o Ceará. Ameaçada pelo desmatamento, sua existência é comemorada em 27 de maio. Nesta data em 1560, o Padre Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, na qual descreveu a riqueza natural das florestas do País.

LEIA MAIS | Apenas dois dos 67 municípios que apresentam Mata Atlântica no Ceará têm planos de conservação para o bioma em andamento

Serviço

O quê? Programação virtual do Dia Nacional da Mata Atlântica (Ceará)

Quando? 27 de maio, a partir das 9 horas

Onde? No YouTube da Sema


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Secretaria do Meio Ambiente Superintendência Estadual Meio Ambiente Dia da Mata Atlântica meio ambiente preservação ambiental Maciço do Baturité

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar