PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

Ceará segue com chuvas pontuais até quinta-feira, aponta Funceme

Choveu em 14 municípios cearenses na manhã desta quarta-feira, 19, até as 9h10min. Na Capital cearense, o céu deve estar com poucas chuvas durante a tarde e à noite

10:42 | 19/05/2021
Funceme indica previsão de chuvas pontuais para esta quarta-feira, 19, em algumas regiões do Estado  (Foto: Barbara Moira)
Funceme indica previsão de chuvas pontuais para esta quarta-feira, 19, em algumas regiões do Estado (Foto: Barbara Moira)

A tendência para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba, Jaguaribana e o norte do Sertão Central do Ceará é de chuvas pontuais até quinta-feira, 20, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O território cearense segue com condições de estabilidade em praticamente todo o território. 

Para esta quarta-feira, 19, a Funceme prevê precipitações fracas ou moderadas na faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba, Jaguaribana e no norte do Sertão Central.

Choveu em 14 municípios no Estado, na manhã desta quarta-feira, 19, até as 9h10min. As maiores precipitações foram registradas em  Bela Cruz, com 15 mm, e Quixeramobim, com 11 mm.

Fortaleza

A Capital do Estado amanheceu com chuvas. A previsão da Funceme para esta manhã é de céu variando entre parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, o céu deve estar com poucas nuvens. A variação de temperatura esperada é entre 31° e 23°.

Zona de Convergência Intertropical

De acordo com a Funceme, as precipitações esperadas estão relacionadas à atuação de áreas de instabilidade, sistema de brisa, além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo. "A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações no Estado nesta época, acaba não influenciando tanto as condições do tempo para o Ceará", informa a Fundação, em nota.

10 maiores chuvas por posto (19/05)*:

> Bela Cruz (Posto: Bela Cruz): 15.0 mm
> Quixeramobim (Posto: Açude Pirabibu): 11.0 mm
> Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes): 5.0 mm
> Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro): 3.3 mm
> Cruz (Posto: Sítio Pitombeiras De Cruz): 2.8 mm
> Marco (Posto: Panacui): 2.1 mm
> Cariré (Posto: Cariré): 2.0 mm
> Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva/ Água Fria): 2.0 mm
> São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro): 2.0 mm
> Amontada (Posto: Jacuípe Nascente): 2.0 mm

* Registro: das 7h de 18/05/2021 às 7h de 19/05/2021