Frota de ônibus circula há mais de 7 anos em Fortaleza

Em 2012, a idade média para a circulação dos transportes coletivos era de três anos e meio. Envelhecimento dos ônibus dobrou nos últimos anos

A frota de ônibus do município de Fortaleza terá uma idade média de oito anos até o fim de 2021. A informação foi repassada pelo presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, em entrevista à Rádio O POVO CBN, na manhã desta quinta-feira, 13. 

Em 2012, a idade média para a circulação dos transportes coletivos era de três anos e meio. O presidente do Sindiônibus confirmou que o envelhecimento da frota dobrou nos últimos anos. Questionado sobre a qualidade do serviço prestado e o tempo de uso do transporte coletivo, Barreira conta que o grande problema está na curva econômica. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, a crise dos últimos anos é a causadora dos problemas enfrentados pelo sistema de transporte de passageiros em Fortaleza e do baixo número de aquisições de novos veículos. “A gente vinha numa espiral econômica até aquele ano [2014] bem melhor nesse serviço, no Brasil. A crescente atividade econômica trouxe mais passageiros, vale-transporte, empresas estavam empregando, havia maior consumo no comércio. A gente entrou numa dificuldade de lá pra cá. Mudou o cenário e inverteu a curva”, ressalta.

Desde então, segundo o presidente do Sindiônibus, o País entrou em dificuldade no financiamento do serviço. Ele destaca que o funcionamento do transporte coletivo depende inicialmente de combustível, profissionais e passageiros: “A receita não conseguia acompanhar os custos, e os passageiros sempre diminuindo. O diesel subiu mais de 40%, com isso você tem um descompasso entre receita e despesa”, concluiu.

A gestão passada, do prefeito Roberto Cláudio do PDT (2013-2020), recebeu da gestão anterior da prefeita Luizianne Lins do PT (2005-2012) um sistema licitado com 1.850 ônibus, com uma idade média de quatro anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sindiônibus ônibus Dimas Barreira Fortaleza frota de ônibus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar