Jovem com paralisia cerebral é aprovado em 1° lugar no curso de Publicidade da UFC

Dênis Castro concluiu o ensino médio na rede pública estadual e comemora sua aprovação na Universidade

Dênis Castro Silva Júnior, de 20 anos, obteve o primeiro lugar na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de ter concluído a educação básica na rede pública estadual na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck, em Fortaleza, o jovem, que tem paralisia cerebral, comemora a aprovação para cursar o ensino superior.

LEIA TAMBÉM | Estudante com deficiência visual passa para Direito na UFC: "Não desistam jamais"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dênis ainda está assimilando este momento marcante em sua vida. “Fiquei muito surpreso com o resultado, pois tive muita dificuldade no início das aulas remotas e já estava me preparando para a próxima prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso não conseguisse aprovação nesta seleção”, conta.

Terapia Ocupacional era a sua primeira opção de curso, mas o jovem resolveu tentar Publicidade e Propaganda e a nota alcançada por ele foi suficiente para garantir a aprovação. Ele comenta que está contente com sua escolha, pois buscou um curso que encaixasse com suas características.

Superação

Lidiana Castro, tia de Dênis, conta que logo após o nascimento dele, a família foi informada sobre a sua baixa expectativa de vida que “não passaria de um mês”, devido à paralisia cerebral. “Ele nasceu de um parto complicado e com pouca oxigenação. Os médicos falaram que não tinha muita perspectiva de ele fosse andar e muito menos falar”, relata.

Apesar das adversidades, ele sempre contou com muito apoio da família e dos amigos, e se diz agradecido por isso. “Se não fosse pelos meus familiares, meus colegas e a coordenação da minha escola, eu não chegaria aqui. Por causa deles que consegui ver a minha capacidade, porque nunca me trataram como diferente”.

LEIA TAMBÉM | Estudante cearense é selecionada para programa de intercâmbio dos Estados Unidos

Dênis é extrovertido, comunicativo, gosta de gravar vídeos nas redes sociais, e por isso se identificou com o curso de Publicidade e Propaganda. Em seu perfil no Instagram, chamado “Diário do Deficiente”, ele posta vídeos sobre diferentes assuntos, desde memes a mensagens motivacionais, além de interagir com seus seguidores, que atualmente somam cerca de 1.200 pessoas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jovem paralisia cerebral estudante cearense ufc publicidade propaganda ufc primeiro lugar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar