Maranguape vacinou 1,9 mil idosos em ação neste sábado

Município contou com infraestrutura doada pelo movimento Unidos Pela Vacina

Maranguape ampliou o número vacinados neste sábado, 17, segundo informou a Secretaria de Saúde do município. Foram 1,9 mil idosos entre 61 e 63 anos que receberam doses da AstraZeneca em uma ação que contou com a parceria do movimento Unidos Pela Vacina. A meta prevista era de 1,5 mil vacinados.

"Hoje, inclusive, eles nos surpreenderam. A Pague Menos trouxe 20 técnicos de enfermagem, 4 farmacêuticos e doou a refeição para 168 dos nossos profissionais, além de avental, máscara e toca. Já a Mallory mandou cinco ventiladores, porque, apesar de fazemos a vacinação em escolas arejadas, Maranguape é pé de serra e fica muito quente", contou Cleonice Dantas, secretária de Saúde do município.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O apoio tem sido valorizado na cidade, uma vez que, "agora, na pandemia, não veio recurso nenhum do governo federal", segundo a secretária. O Unidos Pela Vacina tem Luiza Trajano, do Magazine Luiza, como uma das participantes e conta com empresas, associações e organizações não-governamentais na articulação.

A parceria com o movimento, que é capitaneada pela Mallory em Maranguape, contou com três pontos de vacinação para receber os idosos: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Capistrano de Abreu, o Centro de Educação Deputado Manoel Rodrigues e a EMEF Estado do Rio Grande do Norte. Mas a secretária informou que, no total, foram 33 pontos de atendimento.

Ao todo, 12.301 pessoas já receberam a primeira dose em Maranguape, enquanto outros 4.944 já foram vacinados com a segunda dose, de acordo com o balanço diário da Prefeitura. Na última terça-feira, 13, Cleonice informou que outra campanha de vacinação aconteceu e 1,4 mil idosos de 64 e 65 anos foram vacinados.

Vacinação imediata

Perguntada como está a programação de Maranguape para a vacinação, a secretária de Saúde afirmou que as doses são dadas tão logo chegam à cidade.

"É tão corrido, porque, na quinta-feira à noite, o Estado anunciou que ia ter vacina, entregou sexta de manhã e sábado a gente já vacinou. A gente que não quer manter a vacina na geladeira está nessa correria. Então, dependemos muito do programa nacional de imunização", contou Cleonice.

A logística de vacinação também conta com o movimento promovido pelas empresas neste momento, pois, segundo ela "na hora que o governo federal libera, manda pro Estado e a gente recebe, imediatamente, a gente faz uma estratégia, entra em contato com o Unidos Pela Vacina e busca e faz a vacina ser dada".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19 Vacinação Maranguape Unidos Pela Vacina Mallory Pague Menos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar