Escola de Fortaleza se posiciona e pede desculpas após escritor alegar censura em evento

Vinícius Campos falaria aos estudantes do 7º ano do Colégio Santa Cecília na próxima segunda-feira, 19. Uma professora da escola teria pedido a ele para evitar falar sobre "questões de gênero" porque, segundo ela, "o momento atual do país complicava esse tipo de posicionamento"

Atualizada às 18 horas

O escritor Vinícius Campos anunciou, em suas redes sociais, que não irá participar de uma palestra marcada para a manhã da próxima segunda-feira, 19, com os alunos de uma turma do 7º ano do Colégio Santa Cecília, em Fortaleza. Vinícius falaria aos estudantes sobre o livro “O amor nos tempos do blog,” lançado em 2012 pela Companhia das Letras. Neste sábado, 17, a escola se posicionou a respeito da situação e pediu desculpas ao autor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o escritor, em comentário feito na postagem de divulgação do evento no Instagram do Santa Cecília, após realizar a primeira palestra, no dia 15, última quinta-feira, abordando “literatura e diversidade,” uma professora o procurou pedindo para que ele evitasse falar sobre “questões de gênero” na próxima palestra. A alegação dita pela professora é de que "o momento atual do País complicava esse tipo de posicionamento”.

Ainda de acordo com Vinícius, na conversa foi dado a entender que não era bem visto o fato de ele ter comentado ser casado com outro homem e pai de três adolescentes. "Há anos sou convidado de diversas escolas, religiosas ou não, e essa é a primeira vez que sou pressionado desta maneira. O assunto da palestra era o livro O amor nos tempos do blog, da Companhia das Letras. Um livro que justamente costuma agradar porque aborda temas como preconceito e amor", escreveu Vinícius.

Até o fechamento desta matéria, no fim da manhã deste sábado, 17, a postagem convidando os alunos para a palestra na próxima segunda-feira ainda estava publicada nas redes sociais do colégio.

O que diz a escola

Em nota, a escola pediu desculpas ao escritor pelo contato feito pela colaboradora e afirmou que "nunca foi intenção" causar o desconforto. "O livro O amor nos tempos do blog é adotado pela Escola há seis anos e tem sido muito bem recebido pelos nossos alunos. Inclusive foi tema de análise em artigo científico assinado pelos nossos educadores", diz o comunicado.

"Nos nossos valores e na nossa vivência em 110 anos de existência como Escola sempre pautamos nossa prática pedagógica no respeito e à pessoa humana. Portanto, qualquer ação que venha a diferir dessas premissas não condiz com o nosso fazer e o nosso posicionamento como Instituição, motivo pelo qual reafirmamos o nosso pedido de desculpas", continua a posição oficial da instituição. "Lamentamos pelos ocorrido e deixamos aberto o nosso canal de diálogo".

No Instagram, o autor comentou o pedido de desculpas da escola e afirmou que acredita no diálogo para resolver questões como esta. "Agradeço ao colégio, agradeço toda essa mobilização das pessoas e que a gente continue atentos para colocar importância nos valores. No amor, na palavra, no diálogo, na literatura", falou.

Reações

Nas redes sociais, alguns comentários criticam a postura da escola e outros a veem como positiva. "Vcs censuraram o autor? Não vão pedir desculpas? Ele só quer falar sobre amor, achei isso muito triste. Como aluno do colégio, eu gostaria de ver a palestra dele"!!!!,” escreveu @saiki_kuso_on_piece_man. "Parabéns ao colégio por tomar posição! Isso não é uma instituição pública. É privada. Cabe a direção da escola saber quais temas serão abordados ou não em suas salas de aula. Graças a Deus! Uma luz no fim do túnel..," comentou @joaoluizfrota.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o escritor Vinícius Campos reafirmou o episódio da abordagem da professora da escola e decidiu convidar os alunos para uma live, no Instagram, sobre o mesmo tema da palestra.  Será na segunda-feira, às 18 horas. “Não sou vítima, óbvio. Fui vítima quando era criança e estudava em escolas assim, que não me protegiam. E sei que nessa escola tem um monte de criança e adolescente que não se sentem representados e protegidos. Na live vou continuar com meu discurso de sempre, amor, literatura e educação, para transformar a sociedade em um lugar melhor”, informou.

Publicado em 2012 pela Companhia das Letras, o livro O amor nos tempos do blog traz a história de Ariza, um adolescente de 13 anos recém-chegado à nova escola e perdidamente apaixonado. Para falar sobre seu amor e tudo o que vive, ele resolve criar um blog.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar