PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Ceará deve ter chuvas isoladas durante o fim de semana, aponta Funceme

O afastamento da Zona de Convergência Intertropical favoreceu a redução das chuvas. A maior chance de precipitações deve acontecer no domingo, com probabilidade maiores índices no Centro-sul e no Litoral do Estado

Leonardo Maia
08:18 | 17/04/2021
Litoral pode ter precipitações mais intensas no domingo. (Foto: Aurelio Alves)
Litoral pode ter precipitações mais intensas no domingo. (Foto: Aurelio Alves)

Neste fim de semana, a maior parte do Ceará deve apresentar condições para predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado com chuvas isoladas, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão cearense explicou em nota que o cenário se dá pelo distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A maior chance de chuva acontecerá no domingo, com probabilidade de precipitações relativamente mais intensas principalmente no Centro-sul e no Litoral. No sábado, a expectativa é que os maiores acumulados ocorram nas macrorregiões Jaguaribana e do Cariri, ainda que variando entre fraca e moderada.

Nestes próximos dois dias, a chuva deve acontecer no período da madrugada e início da manhã no litoral do Estado, enquanto nas demais regiões há maior chance no decorrer do dia. Na noite desta sexta-feira, 16, por volta das 23h30min, o site da Funceme estava fora do ar.

Até a metade do mês de abril, o Ceará registrou apenas 38% do que se espera de chuvas para o mês, com 71,4 milímetros de chuva observados neste mês. O número ainda está distante do total esperado para abril no Estado, de 188 milímetros. O Litoral de Fortaleza é a macrorregião que apresenta a pior situação do Estado, com 79,8% abaixo do esperado para este mês.