Ruas e casas ficam alagadas em Iguatu e moradores denunciam falta de infraestrutura

Um protesto foi realizado na manhã desta quinta-feira, 15, para chamar atenção da Prefeitura da cidade sobre o caso

Diante dos últimos registros de chuva no município de Iguatu, a 361,4 km de Fortaleza, moradores relatam problemas de alagamento de ruas e casas do bairro Areias. A principal denúncia da população desta região está relacionada a construção de um empreendimento considerado inapropriado por ter sido feito a partir do aterramento de uma lagoa na localidade. Eles apontam que o local está prejudicando o escoamento da água da chuva na região, o que ocasiona a invasão das águas nas ruas.

Um protesto foi realizado na manhã desta quinta-feira, 15, para chamar atenção da Prefeitura da cidade sobre o caso. Procurada pelo O POVO, a Prefeitura de Iguatu não retornou para informar que medidas foram tomadas acerca do problema do alagamento das ruas até o fechamento desta matéria. Desde o início da semana, choveu 244 milímetros na cidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com uma fonte ouvida pelo O POVO, que preferiu ficar no anonimato, o empreendimento construído na região foi considerado inapropriado. “Hoje se concretizou o que já era previsível. Essa situação não é culpa da chuva e sim da falta de infraestrutura. O empreendimento foi considerado inapropriado para área que era uma lagoa. Antes dessas construções, não empossavam tanto. Hoje as águas das chuvas anteriores não escoaram ainda, porque não tem pra onde ir. Qualquer chuva mesmo pequena elevará o nível e fará alagar mais residências”, relata.

Um vídeo, em que O POVO teve acesso, mostra a área de construção do atual empreendimento localizado na região do bairro Areias, onde é citado que: “Se fechar isso aqui, a gente sabe que vai ser um problema grande no bairro Areias. Os órgãos precisam ter responsabilidade em liberar uma obra dessa. Uma obra que vem trazer um prejuízo muito grande na sociedade”, disse o autor da gravação.

Prejuízo

Segundo a moradora do bairro Areias Anita Pinheiro de Souza, as ruas estão completamente inundadas. “A gente não dorme mais à noite porque as águas estão nas nossas casas. A situação é muito crítica. Estamos precisando de apelo. Várias pessoas estão saindo das suas casas. Eu ainda não saí porque não tenho condições. A situação é de calamidade”, informa.

De acordo com outro morador da região, devido às condições do alagamento, ele e a família precisaram se mudar e culpa o empreendimento construído. “A humilhação que estamos passando por conta de uma obra mal construída, mal planejada e mal executada. Estou tirando os meus móveis, meu transporte e minha família porque não tem condições de morar aqui”, relata.

Em documento de agosto de 2018, que O POVO teve acesso, é solicitado pedido de outorga para drenagem superficial de águas pluviais na região do bairro Areias. O pedido, no entanto, teve parecer negado, conforme análise técnica da Companhia da Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), onde apontou que o manancial da região apresentava algumas limitações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RUAS ALAGADAS IGUATU MORADORES RUAS ALAGADAS IGUATU INFRAESTRUTURA RUAS IGUATU CHUVAS ALAGAMENTO IGUATU CHUVAS IGUATU

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar