Com chuva nesta manhã, Fortaleza tem previsão de céu variando entre claro e parcialmente nublado

Funceme indica que as precipitações entre esta segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, deverão variar, de forma geral, de intensidade fraca a moderada.

O Ceará começa a semana com condições de tempo favoráveis a chuvas isoladas em todas as macrorregiões. Nesta manhã, O POVO registrou algumas ruas parcialmente alagadas após chuva no Centro de Fortaleza. De acordo com a Funceme, apesar das condições de precipitações pontuais no início do dia, Cariri, Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité devem ter apenas o céu variando entre claro e parcialmente nublado ao longo desta segunda-feira.

Na região Jaguaribana, a perspectiva é de registros ainda menos abrangentes, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão indica que as precipitações entre esta segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, deverão variar, de forma geral, de intensidade fraca a moderada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS Primeira quinzena de março registra 40% das chuvas esperadas para todo o mês no Ceará

+Chove em mais de 40 municípios cearenses nesta segunda-feira, 15

O noroeste do Estado – que abrange a porção entre o Litoral Norte e a Ibiapaba – e ainda no Sertão Central e Inhamuns deverão registrar as principais chuvas entre a tarde e a noite desta terça-feira, 16. Para amanhã, a expectativa, até agora, é de um cenário semelhante ao indicado para esta segunda.

Clique na imagem para abrir a galeria

Entenda a previsão

 

A previsão apresentada se deve à distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado, segundo explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme. A ZCIT se mantém localizada ao norte da Linha do Equador e não deve influenciar as condições de tempo no Ceará neste início de semana.

"Contudo, umidade e calor presentes inclusive no interior da região Nordeste geram o que os meteorologistas chamam de áreas de instabilidades, que somadas às condições locais, como o relevo, fortalecem o desenvolvimento de nuvens de chuva em todo o Estado", completa.

Além da nebulosidade variável no território cearense nesta segunda-feira, a previsão inclui chuva isolada na faixa litorânea e na Ibiapaba. "São as regiões onde deve chover mais, podendo atingir de 20% a 50% da área", diz Meiry.

Nas demais regiões do Estado, há possibilidade de chuvas, contudo essas precipitações podem alcançar somente de 5% a 20% da área. Para terça-feira e quarta feira, 16 segue a previsão de nebulosidade variável com chuva isolada para todo o Ceará


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

previsão tempo ceará semana funceme tempo ceará previsão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar