Após dias de chuvas consecutivos, Ceará deverá ter precipitações mais isoladas

A mudança do início do mês para os últimos dias é que sistemas indutores de chuva mais significativos não estão atuando com tanta intensidade, o que reduz a possibilidade de chuvas mais intensas e espalhadas pelo Estado

As chuvas têm seguido uma tendência de diminuição nos últimos dias no Ceará. Após março iniciar com precipitações acima de 200 mm em alguns municípios, nesta quarta-feira, 10, o dia amanheceu mais quente e com chuvas isoladas. Segundo os registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registradas precipitações apenas em 21 dos 70 municípios informados e a tendência é que a chova menos nos próximo dias. Na Capital, os registros não passaram dos 11 mm.

A previsão para o dia é de nebulosidade variável em todas as regiões, com destaque para chuva isolada no Litoral Norte e Ibiapaba. Nas demais regiões, há apenas a possibilidade de chuva pontual e sem expressividade. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Com 85 mm de chuva, Fortaleza registra maior volume de 2021

A máxima acumulada até o início da manhã ficou com Camocim (Posto Guriu), com 28.4mm. Outros municípios que também registraram chuvas não passaram dos 20 mm: Coreaú (Posto Sitio Urubu), Granja (Posto: Pessoa Anta), Morrinhos (Posto: Morrinhos)e Amontada (Posto: Icaraí de Amontada), todos com 19 mm.

O Ceará registrou no começo do mês chuvas em mais de 100 municípios por três dias consecutivos, com precipitações em todas as macrorregiões. Até esta segunda semana de março, choveu em 178 dos 180 municípios informados.

Maiores acumulados em 2021

 

Segundo a Funceme, no período, Massapê lidera como território que registrou o maior acumulado de chuva no período de um dia, com 201.2mm, no Posto Tangente. Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, e Caucaia, na Região Metropolitana, seguem como destaques nos acumulados do mês de março. 

LEIA MAIS: Ceará registra chuva em mais de 100 municípios pelo terceiro dia consecutivo

A mudança do início do mês para os últimos dias é que sistemas indutores de chuva mais significativos não estão atuando com tanta intensidade. Por meio de imagem de satélite, a Funceme observa presença de nuvens mais desenvolvidas sobre o noroeste do Maranhão e próximas à costa do norte do Nordeste, associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno vinha atuando juntamente ou alternado com a presença de uma Cavado se Altos Níveis (CAN) sobre a região Nordeste e sistemas locais como a brisa terrestre.

Próximos dias 

 

Nesta quinta e sexta-feira, o Litoral deverá amanhecer com chuvas passageiras. Entre tarde e noite, são esperados acumulados nas áreas do noroeste do Estado. Nestes três dias, a porção mais ao sul do Ceará, como no Cariri, não apresenta condições mínimas para precipitações, ficando apenas sob céu variando entre claro e parcialmente nublado.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa 2021 chuvas ceará fortaleza caucaia eusebio região metropolitana quadra chuvosa volume de chuvas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar