MPCE cobra providências para evitar aglomeração de torcedores em jogos da reta final do Brasileirão

Recomendação foi passada a órgãos de segurança e de trânsito. Na próxima quinta-feira, 25, às 21h30min, estão marcadas as partidas de Ceará x Botafogo, na Capital, e Fluminense x Fortaleza, no Rio de Janeiro, pela última rodada do Brasileirão

Para cumprir as medidas sanitárias de distanciamento que constam no novo Decreto do Governo do Estado, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou a adoção de providências para evitar aglomeração de torcedores antes, durante e após os jogos dos times Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube pela última rodada do Brasileirão de futebol.

A orientação foi direcionada, nesta segunda-feira, 22, à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ao Comando Geral da Polícia Militar, à Delegacia Geral de Polícia Civil, à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na próxima quinta-feira, 25, às 21h30min, estão marcadas as partidas de Ceará x Botafogo, na Capital, e Fluminense x Fortaleza, no Rio de Janeiro. Para prevenir aglomerações, o MPCE requereu que a SSPDS e as Polícias Militar e Civil adotem todas as medidas para evitar aglomerações nas áreas de entorno da sede do Ceará Sporting Club, no Porangabuçu, da Arena Castelão, do Aeroporto de Fortaleza e no entorno da sede do Fortaleza Esporte Clube, no Pici.

As medidas se dão, ainda de acordo com o MPCE, para evitar aglomeração no desembarque e trajeto de retorno do time Fortaleza após a partida. Outra recomendação às forças de segurança é que sejam empreendidas diligências para identificar os responsáveis pelos eventos, a fim de que a Polícia Judiciária e o Ministério Público possam, conforme o caso, apurar e promover as responsabilidades nos âmbitos criminal e civil.

À AMC e ao Detran, o Ministério Público recomenda que sejam adotadas todas as providências necessárias para se evitar a ocorrência de aglomeração de torcedores nas regiões próximas à Arena Castelão, ao Aeroporto de Fortaleza e às sedes dos dois clubes de futebol. Para isso, o MPCE sugere a realização de bloqueios nas vias das áreas, caso seja necessário.

As providências a serem adotadas devem ser comunicadas ao MPCE no prazo de 24 horas, contado a partir da notificação da recomendação. Em caso de não acatamento, caberá ao Ministério Público a adoção das medidas legais necessárias. O documento foi elaborado pelas 137ª e 138ª Promotorias de Justiça de Fortaleza, pelo Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) e pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania). A recomendação conjunta é assinada pelos promotores de Justiça Ana Cláudia Uchoa, Lucy Antoneli, Edvando França, Eneas Romero e pela procuradora de Justiça Isabel Pôrto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

medidas para evitar aglomeração em bares aglomeração em jogos time do ceará time do fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar