Litoral Norte, Ibiapaba e o Cariri concentram principais chuvas no fim de semana

No intervalo entre as 7h de quinta-feira e as 7h de hoje, foram registradas chuvas em, pelo menos, 107 municípios cearenses

O fim de semana chega com condições favoráveis para chuva em todas as macrorregiões do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as regiões Litoral Norte, Ibiapaba e Cariri devem seguir concentrando os principais acumulados até o próximo domingo, 14.

Após duas semanas de fevereiro quase sem chuva, Fortaleza amanheceu sob precipitações nesta sexta-feira, 12, na primeira amostra mais visível da quadra chuvosa na Capital. Até a última quarta-feira, 10, choveu no Estado somente o equivalente a 0,2% da média histórica para o mês de fevereiro. O normal para o período é 118,6 milímetros de chuva. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No intervalo entre as 7h dessa quinta-feira, 11, e as 7h de hoje, foram registradas chuvas em, pelo menos, 107 municípios. Os maiores acumulados deste período foram em:

- Jucás (Posto Poço Grande): 68.0 mm

- Barro (Posto Brejinho): 67.0 mm

- Crateús (Posto Tucuns): 55.0 mm

- Santa Quitéria (Posto Macarau): 53.0 mm

- Marco (Posto Panacuí): 47.3 mm

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia, mas sempre referente ao período de 24 horas citado anteriormente.

Próximos dias

 

"Na faixa litorânea, as precipitações devem ocorrer principalmente durante a madrugada e manhã", explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme. Os registros devem ser passageiros e com intensidade variando entre fraca e moderada. Já no decorrer do dia, as porções Noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba) e Sul (Cariri e Sul do Sertão Central e Inhamuns) do Ceará deverão apresentar chuvas mais intensas.

De forma geral, segundo a Funceme, as precipitações ocorrem devido à atuação de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico. Já na faixa litorânea, a brisa terrestre aparece como sistema que pode colaborar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa 2021 chuvas ceará funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar