Ceará é o segundo Estado com mais inscritos em curso contra a violência doméstica

A iniciativa, da Universidade Aberta do Nordeste e Fundação Demócrito Rocha, e com apoio do Unicef e Uece, busca debater feminicídio e a violência contra a mulher no contexto da pandemia do Covid-19

O curso online "Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher" já passou da marca de 53 mil inscritos. Com temáticas de gênero, violência doméstica e no trabalho, feminicídio e educação, o curso terá inscrições abertas até esta quarta-feira, 3. A iniciativa é da Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social obrigatório, as denúncias de violências aumentaram consideravelmente. É o que mostram dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que apontam em 2020 o acréscimo de 13,35% em fevereiro, 17,89% em março e 37,58% em abril, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sobre isso, Leila Paiva, coordenadora editorial do projeto e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, explicou: “Com a pandemia, essas mulheres ficaram mais vítimas e vulneráveis ao seu agressor, porque eles, na maioria, são companheiros, pessoas que elas têm um vínculo afetivo. Durante o isolamento, elas ficaram o tempo todo com essas pessoas".

O curso possui módulos que abordam a pandemia e como esta tem afetado na violência, bem como o papel da mídia na violência doméstica, e aspectos conceituais do feminicídio na sociedade contemporânea e seu teor histórico. Para Leila Paiva, ações legais como a sanção da Lei do Feminicídio e a Lei Maria da Penha favoreceram a quebra de tabus sobre a temática. “Essas leis descortinaram o espaço do lar, antes visto como sagrado, e também mostraram que muitas dessas violências são sofridas pelo fato delas serem mulheres (...)”, acrescenta a coordenadora.

Dos mais de 53 mil interessados no curso, São Paulo lidera o número de inscritos, com 11.909 - dados até esta terça-feira, 2. Também são destaques o Ceará, em segundo, com 11.890 inscrições, e Minas Gerais, em terceiro, com 2.992.

Como participar

O curso "Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher" teve início em outubro de 2020 e terá última aula no próximo sábado, 6. De forma gratuita, o curso oferecerá certificado, caso o aluno passe em prova de qualificação. As inscrições, abertas até esta quarta-feira, 3, podem ser feitas pelo link: cursos.fdr.org.br .

Ao todo, são ofertadas 140 horas/aula, com 12 fascículos, disponíveis às quartas-feiras, 12 vídeo-aulas, transmitidas às quintas-feiras, às 9h30min, na TV O POVO, e 12 radio-aulas, que podem ser assistidas aos sábados, às 10 horas, na rádio O POVO CBN AM 1010. O conteúdo também será disponibilizado aos inscritos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os alunos que perderam as aulas anteriores podem recuperar o conteúdo, que fica disponível em vídeo-aulas gravadas.

Os módulos são:
1. Direitos Humanos das Mulheres.
2. O processo de debate e construção dos direitos
3. Feminicídio no Brasil
4. Políticas e diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar
5. A educação no enfrentamento da violência doméstica e familiar
6. Gênero, Masculinidades e Violência.
7. Violência: uma perspectiva psicossocial
8. Rede de Atenção e Proteção
9. Gênero e Interseccionalidades.
10. A investigação e o processo judicial do feminicídio
11. Mídia e Violência Doméstica
12. Violência e Trabalho


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Feminicídio Violência contra a mulher violência Lei maria da penha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar