PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

Ceará amanhece com chuva e Fortaleza tem pontos de alagamento e pane em semáforo

Com previsões de nebulosidade variável em todas as regiões, Ceará amanhece neste sábado, 30, com chuvas. Confira registros do O POVO no Centro de Fortaleza

11:47 | 30/01/2021
Chuvas no Centro de Fortaleza na manhã deste sábado, 30 (Foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)
Chuvas no Centro de Fortaleza na manhã deste sábado, 30 (Foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)

Regiões do Ceará amanheceram com chuvas neste sábado, 30. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município de Ipaumirim registrou 21.2 mm de precipitação entre as 7 horas de sexta e às 7h de hoje. Fortaleza registrou, no período, 19.3mm, o suficiente para que cenas de alagamento e pane em semáforo fossem registradas. No Centro, a avenida Heráclito Graça, mais uma vez, alagou. 

A previsão da Funceme é de nebulosidade variável em todas as regiões do Estado, com eventos de chuva no Cariri, possibilidade de chuva na região Jaguaribana e chuvas isoladas nas demais regiões. Em Maranguape, choveu 13,0mm.

Semáforos da Avenida da Universidade, Duque de Caxias e rua Senador Pompeu, tiveram pane. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foram mobilizados para local. Confira registros:

Clique na imagem para abrir a galeria

Segundo a Funceme, na imagem de satélite, às 7h20min, foram observadas nuvens tanto no Ceará quanto em grande parte do Nordeste. O motivo está ligado ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de circulação horária - a aproximadamente 12 Km de altura - com ausência de nuvens no centro, mas bordas por vezes associadas a precipitações. O centro do VCAN está posicionado sobre a região centro-oeste da Bahia. Veja imagem do Radar da Funceme:

Precipitação por Radar. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Precipitação por Radar. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Reprodução/Funceme)