Participamos do

O POVO ganha duas categorias do Prêmio MPCE de Jornalismo

Jornalistas receberam prêmio de primeiro lugar em duas categorias, Fotojornalismo e Jornalismo Acadêmico
21:32 | Dez. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Ceará (MPCE) agraciou, na noite desta segunda-feira, 14, o Grupo de Comunicação O POVO com dois prêmios de primeiro lugar nas categorias de Fotojornalismo e Jornalismo Acadêmico. A cerimônia do MPCE aconteceu de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Na categoria Fotojornalismo, a fotografia vencedora é de autoria de Fábio Lima, repórter fotográfico do O POVO. A imagem, com o título “A vida na rua durante a pandemia”, traz uma pessoa em situação de rua tomando um banho em um bueiro.

O fotógrafo descreve que se deparou com a cena após fotografar imagens para outra matéria. “Tomei cuidado para não identificar o homem, pois se tratava de uma pessoa em situação de rua. Por acaso o repórter que estava no carro comigo disse que estava fazendo uma matéria sobre pessoas na rua durante a pandemia”, conta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele também relata que a imagem o lembrou uma fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, em abril, tentou amenizar os riscos do coronavírus. "Depois, ao rever a imagem com mais calma, lembrei da fala do presidente Bolsonaro que dizia que 'o brasileiro precisa ser estudado pois toma banho no esgoto e não sente nada', postei a imagem com uma crítica à essa fala na época!", comenta.

Na categoria de Jornalismo Acadêmico, Nathally Kimberly, repórter estagiária da Rádio O POVO CBN, ficou em primeiro lugar com a reportagem "Covid-19: a invisibilidade da pessoa com deficiência", veiculada na rádio no dia 9 de novembro. "Meu trabalho foi uma série de três reportagens que falava sobre as dificuldades das pessoas com deficiência durante a pandemia. Eu cresci muito, foi uma troca de experiências que eu jamais imaginei ter no meu primeiro estágio. Eu aprendi muito sobre o assunto, foram mais de 20 entrevistas e um mês de trabalho duro”, relata a repórter.

Ela explica que é a primeira vez participando de uma premiação jornalística. "Estou muito feliz por ter dado vez e voz para cada uma dessas pessoas. Sim, pessoas com deficiência, porque eu entendi que 'deficiente' é o meio em que vivemos. Cada pessoa com deficiência teve suas dificuldades, como a demora no acesso às informações acessíveis, a falta de orientações adaptadas para uso correto da máscara e dificuldade de atendimento prioritário nos hospitais”, descreve.

Listen to "A invisibilidade da pessoa com deficiência - EP1: As informações chegam de forma adaptada a quem não escuta e não enxerga?" on Spreaker.

Confira a lista completa dos vencedores por categoria


Jornalismo Impresso

1° lugar: Jéssica Welma - Diário do Nordeste - Matéria: "MP já acionou mais de 80 prefeituras para fiscalizar uso de recursos"
2° lugar: William Santos - Diário do Nordeste - Matéria: "MPCE investiga suspeitos de propaganda antecipada na pandemia"
3° lugar: Alessandra Castro - Diário do Nordeste - Matéria: "Pelo menos 11 cidades do CE são alvos de ações contra crimes eleitorais"

Telejornalismo

1° lugar: Suely Frota - TV Assembleia - Série "Preservar vidas, garantir direitos: a atuação do Decon em tempos de pandemia"
2° lugar: Danielle Campos - TV Fortaleza - Matéria: "O novo normal e suas ressalvas"
3° lugar: Alessandro Torres - TV Globo - Matéria: "Número de adoções de crianças e adolescentes cai 80% durante a pandemia"

Radiojornalismo

1° lugar: Fátima Abreu - Rádio FM Assembleia - Matéria: "Vidas preservadas - um olhar para a pandemia"
2° lugar: Roberta Farias - Rádio FM Dom Bosco - Série: "Solidariedade que transforma: o desafio de ajudar quem mais precisa na pandemia"
3° lugar: Antônio César Evangelista - Rádio A Notícia do Ceará - Série "A sós: os moradores em situação de rua em meio à pandemia e a atuação do Ministério Público"

Webjornalismo

1° lugar: Maristela Crispim - Eco Nordeste - Matéria: "Povos originários do Ceará lutam para manter a vida e a tradição"
2° lugar: Emanoela Campelo - Diário do Nordeste On-line - Matéria: "Falta de EPIs prejudica necropsias e atrapalha investigações no CE"
3° lugar: Nícolas Paulino - Diário do Nordeste On-line - Matéria: "Coronavírus: Ministério Público cobra medidas de hospitais privados de Fortaleza durante pandemia"

Fotojornalismo

1° lugar: Fábio lima - Jornal O POVO - Foto: "A vida na rua durante a pandemia"
2° lugar: Jarbas Oliveira - "Diário de Pernambuco" - Foto: "Covid Fortaleza"
3° lugar: Natinho Rodrigues - Diário do Nordeste - Foto: "Se elas e eles sumirem"

Jornalismo Acadêmico

1° lugar: Nathaly Kimberly - Universidade Federal do Ceará - Série: "Covid: a invisibilidade da pessoa com deficiência"
2° lugar: Lara Elise Silveira - Centro Universitário 7 de Setembro - Site: "Ética e Justiça: luta por direitos em tempos de pandemia"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar