Participamos do

Uece e UFCA se unem em evento para discutir movimentos insurgentes

As instituições mobilizarão discussões sobre gestão de cidades como Fortaleza, Caucaia, Sobral, Mauriti e Juazeiro do Norte
12:53 | Dez. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Às 14 horas da próxima quarta-feira, 15, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) apresentarão o projeto "I-MOV - Incubadora de Movimentos Insurgentes" em evento online. O intuito da mobilização é trazer visibilidade e novas discussões aos movimentos insurgentes. A divulgação será transmitida pelo canal do YouTube do Idesco e do Observatório de Fortaleza.

A mobilização contará com a participação das instituições públicas, do Observatório de Fortaleza (Instituto de Planejamento/Prefeitura Municipal de Fortaleza) e o MediaLab-Prado, coordenado pelo pesquisador Antonio Lafuente.

A Uece será representada através do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades (Lagic). O grupo atua desde 2017 com a pesquisa "Gestão de Cidades e Participação Cidadã: um estudo sobre as interações de movimentos insurgentes com os conselhos institucionalizados nas cidades brasileiras”, realizada nas cidades de Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Caucaia, Sobral e Mauriti. Já a UFCA será representada pelo Observatório das Cidades do Cariri, programa de extensão da Universidade que também desenvolveu experiências junto aos movimentos sociais da região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Juntas, em 2020, os projetos se empenharam na formação de uma “Incubadora de Movimentos Sociais”, como finalidade dar suporte aos movimentos insurgentes e coletar informações para novas pesquisas e estudos sobre o tema. Os pesquisadores definem os movimentos como "movimentos organizados pela população que estão à margem do reconhecimento público, que procuram cuidar de temas necessários à sociedade mas que não participam na gestão participativa institucionalizada, em especial em ambientes de baixo desenvolvimento econômico".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar