Participamos do

Campanha Ceará Sem Racismo ganha o Prêmio Innovare 2020

Realizado pelo Governo do Estado, o projeto concorreu com outras 646 iniciativas de todo Brasil na categoria Justiça e Cidadania
21:12 | Dez. 01, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A "Campanha Ceará sem Racismo – Respeite minha história, Respeite minha diversidade" ganhou o Prêmio Innovare 2020, na categoria Justiça e Cidadania. A ação, que foi lançada em novembro do ano passado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), concorreu com outros 646 projetos de todo o País.

O Prêmio Innovare está na sua 17° edição e premia projetos que realizam boas práticas em diversos segmentos. Na categoria Justiça e Cidadania, na qual a Campanha Ceará sem Racismo foi a vencedora, a temática racial foi contemplada pela primeira vez. O anúncio dos vencedores foi realizado na manhã desta terça-feira, 1º, em uma solenidade virtual.

Quem anunciou a vitória da campanha cearense foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto. “Que essa prática tenha longa longa longa existência, longa vida”, enfatizou, transmitindo grande emoção.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Executada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Ceppir) da SPS, a Campanha Ceará sem Racismo aciona a memória e o sentimento de pertencimento através das imagens de heróis do Brasil e do Ceará que contribuíram com a nação, simbolizando resistência e representação identitária.

Desde seu início, percorreu 60 municípios cearenses, fazendo formação com gestores, servidores públicos e movimentos sociais, despertando formas de enfrentamento ao racismo estrutural. Também presta assessoria aos municípios, visando o fortalecimento e criação de conselhos de igualdade racial.

Emocionada, a coordenadora de políticas públicas para igualdade racial, Zelma Madeira, ressaltou a importância da vitória e, principalmente, reconhecimento da campanha e visibilidade da temática. “Essa iniciativa prioriza a humanização de grupos étnicos discriminados, que sofrem a discriminação racial, que sofrem para acessar a justiça nesse País, que sofrem as desigualdades. Esse prêmio nos faz acreditar que um outro mundo é possível”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar