Participamos do

Aprovados em concurso da Seduc serão chamados a partir de janeiro, diz Camilo

Certame foi iniciado em 2018 e mais de 2.500 professores aguardam contratação do Estado; Seduc informa que calendário foi atrapalhado por conta da pandemia de Covid-19
21:26 | Nov. 18, 2020
Autor Everton Lacerda
Foto do autor
Everton Lacerda Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta quarta-feira, 18, que os candidatos aprovados em concurso realizado em 2018 pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) serão convocados a partir de janeiro de 2021. O anúncio aconteceu em transmissão ao vivo pelas redes sociais após o gestor informar a abertura de mais de 3 mil vagas em novos editais para área de segurança pública no Estado.

“Estaremos convocando, já a partir do início do ano, para o retorno ao período letivo de 2021, os concursados do concurso da Seduc.” disse Camilo.

LEIA TAMBÉM | Mais de 3 mil vagas devem ser abertas em novos concursos para área de segurança pública no Ceará

O concurso da Seduc para a convocação de professores teve início em 2018. Foram abertas vagas para a rede pública estadual de ensino nas áreas de artes, biologia, filosofia, história, física, espanhol e inglês. O concurso foi declarado como parte do plano de valorização da educação do Ceará e ofertou 2.500 vagas. Além dos profissionais aprovados, 1.208 ainda passaram para o cadastro reserva. Até o momento, nenhum dos professores aprovados no concurso de 2018 foi chamado para contratação pelo Governo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em julho de 2020, os profissionais aprovados no certame realizaram uma petição civil pública reclamando da demora da convocação para o exercício dos cargos. Em outubro do mesmo ano, os professores realizaram ato, em frente à Assembleia Legislativa, pedindo a convocação e contratação dos aprovados no edital.

Em nota ao O POVO, a Seduc informou que a data prevista para o início de convocação dos professores é um acordo entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) e a contratação dos profissionais está “condicionada ao final do estado de calamidade pública no Estad”, disse o órgão.

A Seduc também informou que o cronograma de convocação dos professores aprovados na prova foi atrapalhado por conta da pandemia de Covid-19. “Diante do estado de calamidade pública (...) o cronograma anteriormente previsto ficou temporariamente suspenso.”, informou a pasta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar