PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

IFCE elege Wally Menezes como novo reitor para mandato entre 2021 e 2025

O professor foi escolhido por meio de votação online onde recebeu 43% dos indicativos para gerir os 33 campi do instituto

Alan Magno
09:43 | 14/11/2020
O professor Wally Menezes foi eleito com 43% dos votos como novo reitor do IFCE (Foto: Reprodução Redes Sociais)
O professor Wally Menezes foi eleito com 43% dos votos como novo reitor do IFCE (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) elegeu seu novo reitor nesta sexta-feira, 13. O escolhido foi o professor José Wally Mendonça Menezes, por meio de uma votação online. Ele recebeu 43% dos indicativos para gerir os 33 campi do instituto a partir de fevereiro do próximo ano.

Wally foi escolhido como reitor do IFCE para o período entre 2021 e 2025, mas, para tomar posse e iniciar o mandado, ainda precisará ser nomeado pelo Ministério da Educação para que possa assumir o cargo.

Diante do resultado, Wally utilizou as redes sociais para expressar seus agradecimentos. O futuro reitor pontuou que a campanha feita foi organizada em torno do “amor, do diálogo, da transparência e de propostas" e "pensando nas pessoas e no IFCE”.

As eleições contaram com a participação de 3.026 votos estudantes, 1.218 de professores e 940 de Técnicos administrativos dos 33 campi espalhados pelo Ceará. A eleição ocorreu de forma virtual, com uso da plataforma Helios Voting, pela primeira vez na história da instituição.

A medida foi adotada em decorrência da crise gerada pela Covid-19 e em respeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Para quem não possuía acesso à internet, foram disponibilizados terminais físicos de votação em cada unidade de ensino.

Outros três docentes disputaram as eleições. Ocupando o segundo lugar, o professor Júlio César da Costa Silva recebeu 16,1% dos votos. Na sequência, João Tavares obteve 3,7% e Geraldo Freitas, 0,8%.

O processo eleitoral foi acompanhado por uma comissão julgadora como forma de assegurar a isonomia e a validade democrática do processo. Quatro docentes do IFCE e três representantes de outros institutos federais do Brasil integraram a comissão.

O parecer final, com o resultado apontado nas urnas, será divulgado por eles na segunda-feira, 16, sendo possível recurso e contestações dos demais candidatos até a terça-feira, 17.

O posicionamento da comissão diante dos recursos submetidos será divulgado publicamente na quarta-feira, 18. Nesta mesma data, a ata final do processo eleitoral será encaminhada para o Conselho Superior do IFCE para apreciação, homologação. Diante dessa etapa, a escolha será enviada ao Ministério da Educação.

Quem é Wally Mendonça?

Professor do IFCE desde 2010, Wally é graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como docente no Departamento de Engenharia de Telecomunicações do campus do IFCE de Fortaleza.

Desde 2017, Wally Mendonça ocupava a função de pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto. Além disso, já exerceu uma série de cargos de gestão na entidade, como coordenador de diversos cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-Graduação e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação