Participamos do

Polícia Civil terá mais delegacias funcionando no 1º turno das Eleições 2020

As unidades estarão funcionando na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Interior do Estado. 764 policiais civis vão atuar no primeiro turno
13:02 | Nov. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo, 15, em que ocorre o primeiro turno das eleições municipais 2020, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) terá mais delegacias funcionando. No total, 764 policiais civis vão atuar no primeiro turno.

A ação faz parte da Operação Eleições 2020, que visa apoiar a Polícia Federal (PF) na apuração dos crimes eleitorais e delitos conexos. Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A Polícia Civil poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil. Em Fortaleza, funcionarão 2º, 7º, 10º, 13º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquanto isso, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru. No Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão.

LEIA MAIS  | Eleições 2020: eleitores não podem ser presos a partir de hoje

 

O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, reitera que a competência de apuração dos delitos relacionados à prática de crimes eleitorais é da Polícia Federal. Porém, sempre há essa parceria com PF para ajudar a cobrir todo o Estado.

"Em regra, a Polícia Federal atuará na Capital, Região Metropolitana e no Interior do Estado, aonde eles tiverem base. Os municípios que não forem contemplados pela abrangência da Polícia Federal, a Polícia Civil dará o apoio, atuando supletivamente”, explica Rattacaso em nota divulgada pela Polícia.

Ele disse ainda que no que concerne aos crimes comuns, funcionam as delegacias que já são plantonistas. O delegado ainda ressaltou que a Polícia Civil atuará, no dia da eleição, em todos os municípios que possuem delegacias, mesmo que haja base da Polícia Federal. Isso porque poderá ocorrer algum pedido de suporte e a Polícia Civil dará esse apoio.

Serviço

Confira a lista completa das delegacias da Polícia Civil no Ceará, com endereços e telefones de contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar