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Enade 2019: Oito cursos do IFCE obtêm notas acima da média

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) busca avaliar o desempenho de cursos superiores em instituições brasileiras

Gabriela Feitosa
14:05 | 23/10/2020
Fachada do IFCE (Foto: Divulgação)
Fachada do IFCE (Foto: Divulgação)

Pelo menos oito cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tiveram notas acima da média no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, cujos resultados foram divulgados nessa terça-feira, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mais bem avaliado foi o de Engenharia de Produção Civil, do campus de Quixadá, que obteve nota 5, conceito máximo da prova.

Ao todo, foram 14 cursos avaliados em todos as unidades. O pró-reitor de ensino do IFCE, Reuber Saraiva de Santiago, disse que resultado se deve principalmente ao currículo da instituição, que está em constante aprimoramento. "Nós alinhamos com demandas regionais. Todos os cursos são criados com um estudo de potencialidade, um estudo técnico para implementação do curso", explica Reuber. Dessa forma, segundo o pró-reitor, o estudante se sente mais atraído para escolher a instituição, já sabendo que terá boa aceitação no mercado se passar pelo IFCE.

Saraiva também ressaltou importância dos bons resultados nesse ano de pandemia e que entende a diminuição de matrículas nas unidades. Gestor também destacou que o IFCE é uma instituição com nota 5 na avaliação e que cursos que não obtêm notas tão boas passam "por ajustes". "O Enade é um sinalizador", frisou.

Foram avaliados com nota 4, também considerada acima da média pelo Inep, os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica (todos do campus de Fortaleza); Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Controle e Automação (Maracanaú); Engenharia Ambiental e Sanitária (Quixadá) e Nutrição (Limoeiro do Norte).

Além desses, quatro cursos foram avaliados com conceito 3, considerado na média pelo Inep. 14 formações do IFCE foram selecionadas para participar do Enade e tinham estudantes concluintes em novembro de 2019 (período de aplicação da prova), pré-condição para que sejam efetivamente avaliados. Ao todo, 588 estudantes concluintes foram inscritos para realizar o Exame.

Segundo o pesquisador institucional da Pró-reitoria de Ensino do IFCE, Deivison Rodrigues de Almada, a instituição tem desenvolvido estratégias para ampliar a identificação dos estudantes com o Enade, que é um indicador específico dos cursos de Graduação, mas que compõe outros indicadores, como o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) - este último se refere à instituição de forma geral.

Mais sobre o Enade

 

O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o tripé avaliativo do Sinaes; os resultados destes instrumentos avaliativos permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior de todo o Brasil.

Como funciona:

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

E questionário de perfil dos alunos.

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