PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Parques e áreas de conservação do Ceará recebem projeto nacional "Um Dia no Parque"

Iniciativa acontece em seis Unidades de Conservação do Estado; atividades envolvem trilhas, zumba, rapel, slackline e mais

15:10 | 17/10/2020
Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, como trilhas trilha ecológicas, ciclismo, rapel, slackline, yoga, zumba e mais (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, como trilhas trilha ecológicas, ciclismo, rapel, slackline, yoga, zumba e mais (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)

O Ceará realiza neste domingo, 18, atividades ecológicas do projeto nacional “Um Dia no Parque”. A iniciativa visa alertar e mobilizar a sociedade sobre as Unidades de Conservação (UCs) do País. Em Fortaleza e Região Metropolitana serão realizadas ações no Parque do Cocó, no Adahil Barreto, no Parque Estadual Botânico, na Floresta do Curió e na Estação Ecológica do Pecém. No interior do Estado, as atividades estão marcadas para acontecer nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e da Bica do Ipu.

Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, como trilhas trilha ecológicas, ciclismo, rapel, slackline, yoga, zumba e mais. O principal polo do projeto no Estado será no Parque Estadual do Cocó, na área Adahil Barreto, às 9h, quando será inaugurada a Academia ao Ar Livre pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) em parceria com a Unimed Ceará.

O tema central do projeto nacional em 2020 é “Qual a sua conexão com a natureza?” e pretende estimular o compartilhamento de histórias sobre a relação com os biomas nacionais. “A data é importante para reforçar a necessidade de preservação de nossos recursos naturais. Hoje, a população abraçou nossas UCs, que viraram uma referência em termos de lazer, esporte, contemplação e educação ambiental”, salienta o titular da Sema, Artur Bruno.

No Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico e Floresta do Curió, as atividades do "Um Dia no Parque" serão associadas às ações do programa Viva o Parque. Nas Áreas de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e da Bica do Ipu, além da Estação Ecológica do Pecém, a população também terá acesso à diversas opções. Confira abaixo a programação completa.

Serviço

Um Dia no Parque: atividades nas unidades de conservação do Ceará.

Parque Estadual do Cocó
Endereço: av. Padre Antônio Tomás, S/N, bairro Cocó, Cep: 60192-070, Fortaleza/CE (pontos de referência Banca Parque do Cocó e Supermercado Pão de Açúcar)
Horário: 9h
Atividades: Projeto Viva o Parque, com realização de diversas atividades de lazer, entretenimento, recreação e educação ambiental, tais como: Arvorismo, com 10 estações de ecoaventura, zumba, aeróbica, biodança e oficinas com temáticas ambientais.

Floresta do Curió
Endereço: av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, Lagoa Redonda, próximo à Naturágua
Horário: 9h 
Atividades: Projeto Viva o Parque, com Dança de Salão, Zumba, Aeróbica, Slackline e Oficinas de Educação Ambiental

Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu
Endereço: rua São Vicente, S/N, Alto dos quatorze, Ipu/Ceará, CEP.: 62.250-000
Horário: 9h
Atividades: Trilha, ciclismo, rapel, slackline, yoga, doações de mudas

Área de Proteção Ambiental de Serra de Baturité
Pacoti-Ceará. CEP:62.770-000
Horário: 7h
Atividade: “Caminhada Pela Mata Atlântica”

Parque Estadual Botânico do Ceará
Endereço: Rodovia CE 090 km 03 Itambé, Caucaia/CE
Horário: 9h
Atividades: Doação de mudas, trilhas ecológicas, oficina de produção de mudas, oficina de Kokedama e o Projeto Viva o Parque.

Estação Ecológica do Pecém
Endereço: av. Beatriz Braga, Rodovia CE 421, 58 km, Pecém/São Gonçalo do Amarante-CE. CEP: 62674-000
Horário: 9h
Atividades: Ação da Sala Verde da Estação Ecológica do Pecém com atividade física e vivência ambiental na Trilha Ecológica da Raposa