Participamos do

Obras dos lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas são retomadas

A Secretaria dos Recursos Hídricos realizou um estudo que indica que a liberação do montante hídrico deverá ser realizada apenas no primeiro semestre do ano que vem, durante o período chuvoso, onde a eficiência da condução da água é menor
14:11 | Out. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

As obras dos lotes 3 e 4 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foram retomadas em setembro, segundo Secretaria dos Recursos Hídricos. Os lotes, que passam por Barbalha, Missão Velha, Crato e Nova Olinda, fazem parte do Trecho 1 do CAC e estão com 26,79% e 4,86% de avanço físico, respectivamente. "As empresas já estão com maquinário presente, com mobilização de mais de 200 pessoas, mais de 100 equipamentos, para que essa água possa, na sequência, atingir o Rio Cariús e posteriormente chegará ao Açúde Orós", explica Yuri Castro, superintendente da Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra).

Já os lotes 1 e 2 estão em fase de conclusão, conforme órgão. O Trecho 1 do Cinturão das Águas possui 145,3 quilômetros de extensão, que serão concluídos com a execução total dos lotes faltantes 3 e 4. Hoje, os lotes do Trecho 1 se encontram da seguinte forma: Lote 01: 96%, Lote 02: 97%, Lote 3: 26,79%, Lote 4: 4,86% e Lote 5: 100%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS -  Transposição do Rio São Francisco reflete disputas políticas históricas no Brasil

Com águas do “Velho Chico", o trecho emergencial do Cinturão das Águas continua em fase de testes, chegando próximo dos 45 km do total de 53km de percurso total que levará água da barragem de Jati até o Riacho Seco, no município de Missão Velha. Até outubro, as águas devem percorrer todo o trecho emergencial.

A Secretaria dos Recursos Hídricos realizou um estudo indicando que a liberação do montante hídrico deverá ser realizada apenas no primeiro semestre do ano que vem, durante o período chuvoso, onde a eficiência da condução da água é maior.

LEIA MAIS - Águas do rio São Francisco avançam em direção ao Castanhão

Ainda segundo Yuri, hoje as equipes de trabalho têm condição de induzir a água via Riacho Seco. Ou seja, ao chegar no KM 53 do Cinturão das Águas a água pode ser enviada para o Riacho Seco, Batateiras, Salgado e posteriormente chegar ao Rio Jaguaribe e ao Açude Castanhão, maior reservatório do Estado. "Com a construção dos lotes 3 e 4 essa água passa também pelo Açude Orós", conta o superintendente.

A Água do São Francisco chega ao Castanhão pelos lotes já prontos: 01, 02 e 05. No entanto, só haverá uma previsão concreta para isso quando a fase de testes for encerrada (em outubro) e a água chegar ao km 53. Após isso, haverá uma reunião junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para decidir a vazão de liberação.

O Cinturão é essencial para garantir a segurança hídrica de aproximadamente 4,5 milhões de moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Entenda os lotes:

 

Lote 01: Começa na captação na barragem Jati, passando pelos municípios de Jati, Porteiras e Brejo Santo;

Lote 02: Começa em Brejo Santo, passa pelos municípios de Abaiara e Missão Velha e termina no município de Barbalha;

Lote 03: Vai de Barbalha ao Crato;

Lote 04: Inicia-se no município do Crato e encerra-se no município de Nova Olinda (Rio Cariús)

Lote 05: É constituído por nove túneis e por canais, que estão segmentados nos Lotes 02, 03 e 04.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar