Participamos do

Após volta de atendimento presencial, Detran realiza mais de 106 mil vistorias

Os serviços do Detran retomaram presencialmente no dia 16 de junho, após estarem suspensos desde 20 de março, seguindo a abertura parcial, com as medidas de combate à disseminação de coronavírus
18:29 | Set. 11, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde junho, a partir da retomada de atividades presenciais, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) alcançou o número de 106.410 vistorias veiculares realizadas pelo órgão, no Ceará. Os serviços do Detran foram retomados presencialmente no dia 16 de junho, após estarem suspensos desde 20 de março, seguindo a abertura parcial, com as medidas de combate à disseminação de coronavírus.

Em 2019, o Detran realizou em média, 50 mil vistorias por mês no Estado. Antes da pandemia, neste ano, o Detran continuou com a média, até a suspensão de atividades. Em julho, na fase de retomada gradual, foram realizadas 37 mil, e em agosto, mais de 60 mil vistorias, superando a média de 2019, e mostrando que houve ampliação de vagas ofertadas no agendamento.

Na regional do Detran que atende em Fortaleza, são ofertadas 1.330 vagas por dia, que atende em algumas cidades da Região Metropolitana, como Pacajus, Maranguape, Caucaia, Maracanaú, Cascavel, Pacatuba e Horizonte. Por mês, são ofertadas cerca de 30.000 vagas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os números eram esperados pelo Detran, no contexto de isolamento social, pandemia e medidas de proteção sanitária. Muitos vistoriadores fazem parte do grupo de risco, e o órgão precise de substituições temporárias, ou outras soluções. Durante agosto, várias vistorias foram realizadas nos fins de semana. Nos dias 29 e 30, foram realizadas 1.000 vistorias.

A demanda pelo serviço ficou reprimida após mais de 90 dias sem as atividades presenciais. Além disso, o Ceará registrou um aumento de 107% na venda de veículos novos, tendo também um aumento em serviços como emplacamentos e transferências que demandam mais vistorias do Detran. Por isso, o órgão procurou retomar o atendimento presencial de forma segura, em 38 postos, sendo 6, em Fortaleza e 32, em outras cidades do interior do Ceará.

O prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV ou DUT) continuam interrompidos por tempo indeterminado em casos de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020, e em casos de licenciamento de veículos novos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar