Participamos do

Detran volta a receber pedidos para emissão de 1ª via da CNH em todo Ceará

Processo de emissão de novas Carteiras Nacionais de Habilitação estavam suspensas por causa da pandemia
07:44 | Ago. 28, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O processo de solicitação da primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Ceará estava autorizado apenas em Fortaleza, município mais avançado nas fases de retorno gradual diante da pandemia de coronavírus. Porém, nesta semana, o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), anunciou que o processo voltou a ser ofertado em todo o Estado. Serviço está disponível no site do órgão

Dentro desse avanço, as autoescolas de Baturité e Itapipoca destacam-se por terem sido liberadas pelo órgão, e amparadas por decreto estadual, para voltarem com ações presenciais, sendo permitido a realização de aulas práticas e o agendamento de testes teóricos e práticos de direção a partir do mês de setembro. Autorização determina cautela e uma série de medidas de higienização e segurança sanitária, como uso obrigatório de máscaras e medição de temperatura.

LEIA TAMBÉM | Saiba que serviços o Detran segue disponibilizando virtualmente

Na Capital, além da autorização para recebimento de pedidos de primeira via do documento, as unidades do Detran estão autorizadas a realizarem testes práticos a fim de conclusão da formação de novos motoristas que iniciaram o processo antes da pandemia de coronavírus e das medidas rígidas de isolamento social.

Órgão informou que as unidades da Capital durante o mês de agosto, em um período inferior a 20 dias, contabilizaram a realização de cerca de 2 mil exames práticos de direção e de aproximadamente 700 provas teóricas de legislação. A alta procura evidencia a necessidade de locomoção em meio à pandemia, segundo o Detran-CE.

LEIA TAMBÉM | Detran-CE oferta alguns serviços presenciais durante a pandemia

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para dar conta da procura, a realização de testes práticos passou a ocorrer também aos fins de semana. Medida deve permanecer até o fim do mês de setembro, para comportar 6.430 novas marcações do exame prático.

Mesmo com a liberação parcial dos serviços em parte do Estado, o Detran pontuou que manterá a oferta virtual. As aulas teóricas, por exemplo, receberam autorização do Conselho Nacional de Trânsito para serem ofertadas em modalidade virtual por empresas monitoradas continuamente pelo órgão como forma de evitar fraudes.

Outro serviço que passou a ser ofertado pela entidade de forma remota foi a solicitação de 2ª via da CNH em casos de perda, roubo ou extravio do documento. Antes da pandemia, o serviço somente poderia ser feito presencialmente. Com a adaptações, cerca de 12 mil cearenses solicitaram o serviço pelo site do Detran-CE. O mesmo procedimento é válido para quem está utilizando a Permissão Provisória para Dirigir (PPD) e quer receber a CNH oficial em casa, cerca de 38 mil motoristas recém-habilitados se beneficiaram da medida.

SERVIÇO

Solicitação de 1ª e 2ª via da CNH, agendamento de provas teóricas e práticas de direção e demais ações correlatas ao Detran-CE

Onde: Virtualmente, por meio da central de processamento de solicitações de serviços do Detran, aqui


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar