Procon determina prazo de 24 horas para Enel solucionar aglomeração em filas
A concessionária pode ser multada em até R$ 13 milhões por descumprir a determinaçãoA Enel Distribuição Ceará foi notificada nesta terça-feira, 11, por problemas de aglomeração nas agências de atendimento em Fortaleza. De acordo com o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), a concessionária tem até 24 horas para organizar as filas nas unidades. A empresa pode ser multada em até R$ 13 milhões se descumprir a determinação
Consumidores denunciaram ao Procon que estão enfrentando demora para entrar nas unidades de atendimento da Enel, o que tem ocasionado aglomeração de clientes nas filas e risco à saúde, diante da pandemia do novo coronavírus. Para a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a concessionária de energia tem obrigação de fornecer serviço adequado, eficiente e seguro, como prevê o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 22.
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Assine"A Enel deve se adequar quanto ao atendimento presencial dos consumidores, garantindo a segurança sanitária de quem busca seus serviços", explica a diretora em nota. Outras denúncias podem podem ser realizadas no Portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor, e também pelo aplicativo Procon Fortaleza ou a Central de Atendimento ao Consumidor, 151.
Em nota, a Enel explica que está cumprindo as exigências de normas sanitárias e trabalhistas, com todos os protocolos de higiene e segurança dentro das lojas. A Companhia informa ainda que está em constante conversa com o Procon Fortaleza sobre as medidas adotadas e sobre a implantação de sinalização de distância mínima para quem prefere aguardar atendimento nas calçadas. Ressalta que já solicitou à Prefeitura de Fortaleza providências neste sentido. A Enel destaca ainda a utilização de canais online de atendimento.
Confira nota na íntegra:
"A Enel Distribuição Ceará informa que está cumprindo todas as exigências dos Decretos Federal, Estadual e Municipal, normas sanitárias e trabalhistas para reabertura dos serviços essenciais, com todos os protocolos de higiene e segurança, distanciamento entre os atendentes, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e marcações para distanciamento dos clientes nas filas e dentro da loja. Além disso, nas unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia, Maracanaú e Quixadá, o atendimento está sendo feito por meio de agendamento no site www.enel.com.br ou nas próprias lojas. O cliente pode escolher data, horário e endereço em que deseja atendimento.
A companhia informa que está em conversa constante com o Procon Fortaleza sobre as medidas adotadas no atendimento e também sobre a implantação da sinalização de distância mínima entre as pessoas que optarem por ficar na calçada das lojas, com o intuito de evitar aglomerações. A Enel acrescenta que já solicitou à Prefeitura de Fortaleza providências cabíveis no cumprimento das medidas de distanciamento social em relação ao espaço fora da loja.
A companhia reforça que, para manter o distanciamento social, os clientes priorizem os canais digitais para atendimento. Os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do 0800 285 0196. Além disso, o cliente também pode falar com a empresa pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes".
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