Participamos do

Ministério Público Ceará promove videoconferência sobre o Projeto Anjos da Adoção.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promove, nesta quarta-feira (29), das 14 às 16 horas, no youtube do MPCE, videoconferência aberta ao público sobre o Projeto Anjos da Adoção

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promove, nesta quarta-feira (29), das 14 às 16 horas, no Youtube da entidade, videoconferência aberta ao público sobre o Projeto Anjos da Adoção. A palestra online será ministrada pelo promotor de Justiça Dairton Costa, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), e contará com uma rodada de perguntas e respostas nos 30 minutos finais do evento.

Segundo o promotor, a palestra é uma resposta do MPCE a uma demanda da Sociedade Civil Organizada, tanto da Capital quanto do Interior do Estado, que pediram informações e esclarecimentos gerais sobre a entrega legal de crianças em adoção e sobre o Projeto Anjos da Adoção. Criado em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, o Projeto tem a missão de acolher mães que resolvem entregar as crianças para adoção.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Projeto mudou o andamento da fila de adoção em Fortaleza, diminuindo a burocracia do processo adotivo e reduzindo de aproximadamente 1000 para 100 dias o tempo médio do processo de adoção das crianças.

Em quatro anos de funcionamento do Anjos da Adoção, 79 mulheres foram atendidas e 58 dos casos estão em análise de desistência ou efetivação de entrega para adoção. De acordo com o promotor de Justiça Dairton Costa, por enquanto, o projeto só registrou um arrependimento, que se dá quando a mãe volta à Justiça dentro do prazo de dez dias para pegar a criança de volta.

As três maiores causas que leva a rejeição/entrega das crianças são falta de condições financeiras, condições psicológicas e direito de autodeterminação da mulher. De acordo com o MPCE, as mulheres atendidas pelo Projeto têm, em média, 29 anos.

De acordo com o promotor, a maioria das maternidades e hospitais de Fortaleza já possui conhecimento sobre o Anjos da Adoção. "Quando a mãe deseja entregar o filho, eles entram em contato, e aí a gente entra em ação" explica.


Projeto Anjos da Adoção


Iniciativa do MPCE, o Projeto Anjos da Adoção fornece uma alternativa legal às mulheres (grávidas ou não) que não desejam prosseguir com a maternidade. Desde 2016, o projeto ajuda não só mulheres que não desejam ser mães, como também pessoas que desejam adotar, contribuindo para a diminuição do tempo de espera para adoção em Fortaleza.

SERVIÇO:


Videoconferência sobre o Projeto Anjos da Adoção
Data: 29 de julho de 2020 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 16h
Acesso: https://youtu.be/mO8qmR03nhU

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar