Participamos do

Uece ainda não tem nova data para vestibular 2020.2

A prova selecionaria candidatos para os cursos de graduação regular da Uece com ingresso no 2º período letivo de 2020, ofertando 2.000 vagas
14:03 | Jul. 13, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ainda não definiu novas datas para o Vestibular 2020.2, que anteriormente ocorreria em maio. Segundo a Universidade, 7.803 pessoas estão inscritas no certame. Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais na Uece estão suspensas desde março.

A prova selecionaria candidatos para os cursos de graduação regular da Uece com ingresso no 2º período letivo de 2020. O edital oferta 2.000 vagas, das quais 1.162 são destinadas aos cursos da Universidade que funcionam em Fortaleza e outras 838 aos cursos das unidades do interior do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estudante Ricardo Sampaio, 19, reclama da demora no posicionamento da Uece sobre um novo calendário para o Vestibular 2020.2. "É bastante desestimulante estudar para uma prova que não se sabe sequer sua data. Toda vez que vejo os diversos vestibulares do Brasil se posicionando, e a Uece continuando no silêncio, dá uma tristeza e uma falta de vontade de estudar", critica.

Em São Paulo, por exemplo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) já anunciaram alterações no calendário de suas provas em virtude da Covid-19. Todas adiaram seus vestibulares para janeiro e fevereiro de 2021.

LEIA TAMBÉM | Prova do Enem será aplicada em janeiro de 2021 

Ricardo é bolsista no curso pré-vestibular da Organização Educacional Farias Brito e está inscrito na prova da Uece para o curso de Medicina. Ele conta como sua rotina de estudos foi afetada pela pandemia. "Manter o foco em meio a tudo o que está acontecendo é a parte mais difícil, uma vez que o ambiente de casa é totalmente diferente do escolar e pede muito mais discernimento e disciplina para não escorregar e perder o ano", completa.

A indefinição em relação à data do vestibular da Uece também tem sido preocupante para Gyovanna Corrêa Barata, 20. Ela está na casa dos pais, no Pará, desde o início da quarentena no País. "Sem data, não tenho como programar uma viagem ainda", comenta.

Assim como Ricardo, ela concorre a uma vaga para o curso de Medicina da Universidade e tem se preparado por meio de cursinhos online. Gyovanna opina que uma nova data para as provas deve ser aquela que considera um cenário onde não se apresentam mais riscos sanitários aos candidatos.

"Além da suspensão das aulas presenciais, a nossa própria saúde, motivação e humor são muito afetados. Demorei a me adaptar às aulas online, e durante muitos dias perdia a motivação de seguir um horário por não ter uma data pra realizar a prova", diz.

Novo calendário deverá considerar indicadores da Saúde

Em resposta ao O POVO via e-mail, a Comissão Executiva do Vestibular (CEV/Uece), responsável pela aplicação do vestibular, informou que ainda não há um novo cronograma. De acordo com a CEV, essa decisão "só será tomada quando houver definição quanto a pandemia e retomada das atividades."

A Uece pretende abrir ainda um segundo período de inscrições para a prova, a ser divulgado "em data oportuna dependente da evolução do quadro epidemiológico atual", segundo esclarece o Comunicado Nº 25 da Comissão, publicado ainda em março. 

A partir de então, "será elaborado o Cronograma de Eventos do Vestibular 2020.2, considerando as datas desse novo período de inscrição", detalha o documento. Anteriormente, a primeira fase do vestibular estava prevista para ocorrer em 10 de maio, enquanto a segunda aconteceria nos dias 7 e 8 de junho.

Plano de retomada é discutido

Na Uece, atualmente, um Grupo de Trabalho (GT) discute o Plano de Retomada das Atividades Acadêmicas. Em março, a Universidade ainda terminava o semestre letivo de 2019.2, iniciado em dezembro. Conforme O POVO já publicou, segundo a Reitoria, a maioria das 3.600 disciplinas ofertadas foi finalizada por meio remoto e restam cerca de 400 em aberto. Um calendário proposto indica retorno em agosto e início do período 2020.1 em setembro. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar